.
 
 
Pesquisadores utilizam modificação genética para combater infecções causadas pelo HIV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/10/2015

Pesquisadores utilizam modificação genética para combater infecções causadas pelo HIV

Método também poderá ser utilizado para combater o câncer, doenças imunológicas e para aumentar a tolerância em transplantes

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Criança em Seattle, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método de engenharia genética para combater infecções causadas pelo vírus HIV. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (30), na revista científica Science Translational Medicine.

O método consiste em modificar geneticamente uma proteína chamada de CCR5, localizada na superfície das células T, que são anticorpos do sistema imunológico. Essa proteína é utilizada pelo vírus HIV para invadir e infectar as células. Usando a técnica de edição de genoma, os cientistas desenvolveram uma enzima direcionada para a proteína CCR5, juntamente com um adenovírus (vírus que tem DNA), usado para entregar uma nova sequência de DNA à célula.

A ação da enzima, chamada de nuclease ou "tesoura molecular", sobre a CCR5 provoca um mecanismo natural de reparo da célula, que usa o novo gene levado pelo adenovírus como modelo para substituir aquele que foi "cortado" e formar uma nova sequência de DNA.

Os pesquisadores afirmam que a nova ténica é mais precisa e eficaz do que as anteriores, que se limitavam a "desativar" o gene. O método também poderá ser utilizado no futuro para combater o câncer, doenças imunológicas e para aumentar a tolerância em transplantes.

As manipulações genéticas foram feitas em células humanas testadas em camundongos. Ainda não foram realizados testes em seres humanos.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581