
Eficaz na luta contra o câncer de mama, a prevenção é o foco principal das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Outubro Rosa, movimento que tem a intenção de dar mais visibilidade aos cuidados com a doença. Para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, a SMS promove nesta quarta-feira, 7, das 10h às 16h, ação de orientação e inauguração do totem Multiplique essa causa, no Mercado Público. Às 10h45, o prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participam do evento e conversam com o público.
O totem tem o objetivo de incentivar as pessoas a aderirem ao Outubro Rosa, multiplicando informações referentes ao câncer de mama. Posicionado no térreo do Mercado Público, o espaço serve de fundo para fotos e selfies que serão compartilhadas nas redes sociais com a #outubrorosaPOA. Equipes estarão no local para orientar e esclarecer dúvidas da população e distribuindo materiais informativos.
Ações da Saúde - Porto Alegre possui uma população de 755.564 mil mulheres, sendo 444.236 em idade fértil (10- 49 anos), conforme IBGE 2010. Cerca de 70% delas utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ações preventivas, educativas, protetoras, curativas e reabilitadoras, a área técnica de Saúde da Mulher busca promover a saúde e prevenir doenças. "Os profissionais de todos os serviços da Capital são sistematicamente capacitados para a detecção precoce do câncer de mama, com base nas diretrizes clínicas da SMS, e dispõe de métodos diagnósticos, como mamografia e ecografia mamária, para solicitação, quando indicado", informa a coordenadora da área técnica, Luciane Franco. "Toda mulher deve comparecer ao serviço de saúde anualmente para uma consulta de rotina, quando a mama será examinada e, se estiver indicado, será solicitada a mamografia", orienta.
São realizadas em torno de 50 mil mamografias no SUS por ano na Capital. Porto Alegre conta com cinco centros de atendimento ao câncer de mama, devidamente equipados para proporcionar o diagnóstico, tratamento e reabilitação: Hospital de Clínicas, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Santa Casa, Conceição, Fêmina e São Lucas da PUCRS.