.
 
 
Especialistas defendem ações para alimentação saudável e combate à fome
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/11/2015

Especialistas defendem ações para alimentação saudável e combate à fome

Questão do desperdício e da falta de alimentação saudável pode ser resolvida com a conscientização dos consumidores

Na semana em que acontece a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa Revista Brasil realizou uma Mesa Redonda sobre o tema. Entre os participantes estiveram o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, o engenheiro agrônomo e representante da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no Brasil, Alan Bojanic, e o pesquisador da área de pós-colheita da Embrapa Agroindústria e Alimentos, Murilo Freire.

Segundo o secretário Arnoldo Campos, chama a atenção a trajetória recente do Brasil no combate à fome, que já virou referência na questão de Segurança Alimentar. Contudo, mesmo tendo mais acesso aos alimentos, agora, o desafio é que os brasileiros se alimentem melhor.

“Nós temos que mudar o hábito alimentar, aumentar a oferta de alimentos saudáveis. Temos que trazer os produtos da agricultura familiar, garantir o acesso à população e reduzir o preço dos alimentos saudáveis para que a nossa população possa reduzir os indicadores. Hoje, a principal causa de morte no Brasil é doença crônica agravada pela má alimentação”, explica.

Para o representante da FAO, Alan Bojanic, apesar de ter superado o problema da fome, o Brasil não pode esquecer dos outros países, que ainda têm 15 anos para acabar com o problema.

“Temos o grande desafio da erradicação da fome para o ano de 2030.Vamos precisar muito da cooperação do Brasil, não só em termos das experiências, das boas práticas, mas, também, cooperação efetiva em termos de cooperação financeira”.

O pesquisador da Embrapa Murilo Freire ressalta que, além do combate à fome e o incentivo à alimentação mais saudável, ainda existem muitos pontos a serem melhorados, como o manuseio inadequado no campo, uso de embalagens impróprias, transporte ineficiente e etc. Além disso, para o especialista, a questão do desperdício e da falta de alimentação saudável pode ser resolvida com a conscientização dos consumidores.

Ainda de acordo com os especialistas Alan Bojanic e Murilo Freire, tanto a FAO quanto a Embrapa podem e devem trabalhar juntos no problema da fome pelo mundo, transmitindo e compartilhando os ensinamentos e tecnologias brasileiras.

A Mesa Redonda do Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar às sextas-feiras, na Rádio Nacional de Brasília. 


Autor: Revista Brasil
Fonte: EBC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581