.
 
 
Ações em Porto Alegre destacam cuidado integral à saúde do homem
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/11/2015

Ações em Porto Alegre destacam cuidado integral à saúde do homem

Fatores como doenças cardiovasculares, câncer de próstata, obesidade, uso de álcool e outras drogas estão entre os principais riscos à saúde desse público

Fatores como doenças cardiovasculares, câncer de próstata, obesidade, uso de álcool e outras drogas estão entre os principais riscos à saúde do homem. No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, o alerta de Porto Alegre é para a promoção do cuidado integral à saúde durante todo o ano, com ações permanentes de prevenção que envolvem a rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A partir do acolhimento nas unidades de saúde da Capital, a ênfase das ações desenvolvidas está relacionada à verificação da pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura, além de avaliar a taxa de glicose e de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, com abordagens sobre direitos sexuais e reprodutivos e paternidade. Orientações quanto aos riscos do fumo, álcool e outras drogas, prevenção de violências e acidentes, sedentarismo, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares também integram as ações.

De acordo com a área técnica da Saúde do Homem da SMS, um dos motivos que dificulta o trabalho de prevenção é que esse público não costuma procurar as unidades de saúde. “Em geral, os homens não têm uma cultura de prevenção e acabam acessando os serviços da rede quando apresentam sintomas e a doença já está instalada”, destaca o assessor técnico Júlio César Barros. Por isso a importância de buscar a unidade de saúde de referência para começar o acompanhamento. “Nas unidades, o público masculino receberá orientações de como prevenir as principais causas de morbidade e mortalidade”, afirma Barros.

Próstata – O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens, sendo que resultados alterados de exames simples, como toque retal e PSA (antígeno prostático específico), permitem suspeitar a doença. Conforme o coordenador da área técnica da Saúde do Homem da SMS, urologista Marcos Dias Ferreira, as estatísticas apontam que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata clinicamente significativo, ou seja, vai necessitar de tratamento. “No Brasil, 40% dos pacientes são detectados com a doença na fase avançada, quando o tumor já provocou metástase. Nos Estados Unidos, o índice cai para menos de 5%”, informa o médico. A detecção precoce possibilita mais de 95% de cura dos casos de câncer de próstata, além de ser mais barata e evitar quadros que evoluem para metástase nos ossos, provocando dores e um tratamento sofrido para garantir a sobrevida do paciente, que em média é de 36 meses, conforme o estágio da doença.

Novembro – No Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como Novembro Azul. Esse movimento teve origem em 2003, na Austrália. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina são realizadas por diversas instituições.

Confira os dez principais problemas de saúde dos homens no Brasil:

Câncer de próstata
Acidentes
Alcoolismo
Doenças cardiovasculares
Doenças sexualmente transmissíveis
Disfunção erétil
Depressão
Tabagismo
Obesidade
Diabetes

A Capital possui 141 unidades de saúde. Informações relativas à unidade de referência podem ser obtidas no Fala Porto Alegre - Fone 156 - Ouvidoria da Saúde.


Autor: Vanessa Conte
Fonte: SMS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581