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Para enfrentar a crise, empresas brasileiras investem mais em automação
 
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04/12/2015

Para enfrentar a crise, empresas brasileiras investem mais em automação

Pelo terceiro mês consecutivo, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação registra alta no número de associados e chega à maior marca de sua história

As incertezas sobre o cenário econômico levam cada vez mais empresas brasileiras a buscar formas de reduzir custos, otimizar os negócios e evitar ao máximo as perdas. Nesse cenário, ter uma gestão eficiente passou a ser palavra de ordem, e a automação é citada como a ferramenta ideal para garantir ganho de produtividade e maximização de resultados. Pesquisa realizada neste ano pela GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação revela que 92% dos empresários consideram o uso do código de barras essencial para impulsar as vendas, enquanto 88% apontam a tecnologia como forma de melhorar a gestão.

Como consequência, 61% dos entrevistados pretendem investir em códigos de barras que permitam incluir mais informações – os chamados códigos lineares -, assim como em outras soluções demandadas pelo varejo de grande porte, como a radiofrequência, por exemplo. “A automação, com o uso do código de barras, permite o controle e a precisão da informação que circula, garantindo ganhos de ponta a ponta”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

O aumento do interesse em opções para automatizar os processos levou a entidade a registrar, pelo terceiro mês consecutivo, o crescimento no número de associados. A GS1 Brasil conta com o maior quadro associativo desde a sua fundação, há 32 anos, com 58.583 integrantes. Somente de janeiro a setembro deste ano, cerca de 5 mil empresas de todos os portes ingressaram na associação.

Do total de associados, 30% fazem parte do Cadastro Nacional de Produtos, um serviço gratuito na internet para organizar a base de dados dos produtos das empresas que fazem parte do seu portfólio. O sistema torna possível a consulta das informações alimentadas pelos fabricantes a partir de qualquer lugar, e já conta com 2,3 milhões de itens catalogados que podem ser compartilhados com varejistas e distribuidores, facilitando assim o cadastro dos produtos nos mesmos.

O cadastro funciona por meio do GTIN (Número Global de Item Comercial), um identificador para itens comerciais desenvolvidos e controlados pela GS1. Também conhecido por código EAN, é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados.

Além disso, o empresário pode fazer a gestão do portfólio pelo CNP sem qualquer risco de perda de informações, pois a GS1 garante a segurança dos dados armazenados. “O CNP é importante para micro e pequenos empreendedores que buscam espaço no mercado. Com ele, o empresário cadastra os números de identificação dos produtos e descreve as informações detalhadas de cada item, obtendo o controle das mercadorias e melhor gerenciamento das informações”, explica Oliveira.

Sobre o Cadastro Nacional de Produtos

Como utilizar

Simples e com a facilidade de acesso pela internet, o Cadastro Nacional de Produtos pode ser usado por várias pessoas da mesma empresa e através de qualquer computador.

Para utilizar, basta ser associado da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil e criar uma conta diretamente no site www.cadastronacionaldeprodutos.com.br

Funcionalidades

• Atributos do seu produto: permite a gestão da lista de produtos da empresa, adicionando imagens, informações de pesos e medidas, descrições específicas para etiquetas, GPC, NCM etc.

• Gerador de códigos de barras: proporciona a geração de etiquetas com códigos barras EAN-13 de três formas: somente o código de barras, código com descrição e código com descrição e texto livre.

• Cadastro sempre atualizado: a ferramenta funciona como banco de informações dos produtos, mantendo uma base única de dados, evitando duplicidade, desperdício de tempo na busca de dados e aumentando o controle na utilização de prefixos GS1.

• Ferramenta dinâmica: acessada de qualquer computador e a qualquer momento, permitindo o uso por diversas pessoas da mesma empresa.

• Segurança: o novo sistema proporciona mais segurança e backup das informações.

• Visibilidade no mercado: pode ser usado como uma vitrine para divulgar produtos das empresas para o mercado, através do compartilhamento das informações com outros serviços GS1.

• Facilidade para cadastrar: é possível transferir listas já existentes com informações de produtos do Excel..

• Permite:

- a geração dos códigos eletrônicos do produto no padrão EPC Global.

- A utilização de códigos GS1 Brasil para identificação de produtos (GTIN) e localizações físicas (GLN).

- A utilização do prefixo GS1 para chaves (localizações físicas).

- Cadastro de informações dos produtos para transações comerciais e logísticas, como descrição do item, marca, imagem do produto, peso, volume etc.

- Gerenciamento dos usuários, permitindo acesso de diversos funcionários da empresa para utilizar a ferramenta e atualizar dados de produtos.

- Importação de lista de produtos utilizada por ferramentas próprias da empresa, evitando o retrabalho de cadastrar a lista de produtos.

- Geração de relatórios.

- Possibilidade de gerar os códigos eletrônicos do produto (EPC/RFID).

Serviços oferecidos pela GS1 Brasil

Licença para uso de Código de Barras: A GS1 Brasil licencia a numeração dos códigos de barras, oferecendo benefícios para o fabricante, varejo e consumidor.

Cadastro Nacional de Produtos: Serviço online que garante segurança ao associado no cadastro dos produtos, facilitando a gestão e o controle da numeração de códigos de mercadorias. Essa ferramenta substitui o SGN.(Sistema de Gerenciamento de Números).

Informações e assessoria técnica: Equipe disponível para orientar as empresas sobre o Sistema GS1 e suas aplicações, como identificação, automação, rastreabilidade e e-commerce.

Serviço de Verificação de Autenticidade (GEPIR): Ferramenta que garante a autenticidade do código de barras, e oferece informações sobre mais de um milhão de empresas, em cerca de cem países.

Qualidade no Código de Barras: Programa de parceria com varejistas garante que os produtos comercializados na loja tenham qualidade nos códigos de barras, evitando erros de leitura e acelerando a leitura de produtos no caixa.

Cursos e Capacitações: A GS1 Brasil oferece aos associados ampla grade de cursos realizados na sua sede em São Paulo, em outras cidades e também à distância, com o objetivo de capacitar empresas com temas sobre logística, automação e processos.

Grupos de trabalhos: os associados podem participar de grupos de trabalho multissetoriais, sobre os principais assuntos de cada segmento da economia (saúde, alimentos, varejo, calçados etc.).

Eventos: Entrada privilegiada aos eventos da GS1 Brasil e de parceiros em diferentes regiões do Brasil.

Publicações Técnicas: Acesso às diversas publicações técnicas e setoriais relacionadas ao código de barras, padrões GS1, logística, EDI, entre outros. Além dos materiais técnicos, a GS1 Brasil disponibiliza a Biblioteca Virtual.

Revista Brasil em Código: publicação trimestral que divulga tendências, inovações tecnológicas, com conteúdos exclusivos a cada edição, com foco principal na importância da automação e no mercado. Versão impressa e digital.

Aumento de vendas para o varejo: Implantar o código de barras ajuda a aumentar as vendas, pois a automação acelera o atendimento nos pontos de venda, evitando as filas.

Certificação do Código de Barras: solução GS1 que garante que um código será lido na primeira tentativa em qualquer equipamento, em qualquer lugar do mundo.


Autor: Cristine Pires
Fonte: Cristine Pires

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