.
 
 
ONG inaugura centro de atendimento em Campinas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/09/2009

ONG inaugura centro de atendimento em Campinas

Casa da Hepatite realiza exames gratuitos para o diagnóstico da doença

As hepatites virais já serem consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com impacto pessoal, social e econômico. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 75% dos habitantes já tiveram contato com o vírus da hepatite A e que aproximadamente 20% da população tiveram contato com o vírus da hepatite B. Atualmente os casos crônicos de hepatite B e C correspondem, respectivamente, a cerca de 1% e 3% da população brasileira. E as doenças hepáticas, como a cirrose e as enfermidades não infecciosas do fígado, são a 10ª causa de morte no Brasil. Suas manifestações malignas são silenciosas e de difícil detecção. Por isso a necessidade de diagnósticos precoces.

Para auxiliar no diagnóstico das hepatites, a Organização Não-Governamental (ONG) Saúde em Vida - Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo, inaugura hoje (terça-feira, dia 15 de setembro, às 19h), em Campinas, a Casa da Hepatite.

A Casa da Hepatite funcionará na rua Visconde do Rio Branco, 827, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 para a realização de exames gratuitos, visando o diagnóstico da doença e o atendimento da população em geral. No local também será oferecido gratuitamente atendimento médico e psicológico, exames laboratoriais, biopsias hepáticas e serviços de enfermagem. No local funcionará, ainda um Centro de Aplicação de Interferon (usado para o combate de doenças virais, como a hepatite C, com enfermeiras qualificadas, e serão realizadas palestras sobre hepatites e reuniões com familiares e portadores da doença para a melhoria do convívio social e familiar e para o esclarecimento da população.

De março a outubro de 2009 a Ong Saúde em Vida realizou 27 apanha educativas e abertas à população ou em empresas privadas nas cidades da região de Campinas (Piracicaba, Paulínia, Sousas, Rio Claro, Araras, Limeira, Vinhedo, Tiete), nas quais foram realizados 5.795 testes de detecção da doença. Nessas campanhas foram detectadas 99 pessoas portadoras de hepatites, das quais 29% mulheres e 71% homens.

De acordo com o diretor administrativo da Ong Saúde em Vida, Christian Joseph Souza Carvalho, a maioria das pessoas desconhece ser portadora e constitui-se em um elo importante na cadeia de transmissão do vírus das hepatites B e C. São considerados casos de alto risco, os portadores de tatuagens e piercings, usuários de drogas injetáveis, filhos de mães portadores de hepatites, pessoas com mais de 40 anos de idade que décadas de 70 e 80 se utilizavam de seringas de vidro em farmácias e jogadores de futebol que aplicavam vitamina glucoenergan como energético. Outra preocupação é com as pessoas que realizaram transfusões de sangue sem testes anti-hcv e anti-hbv (não exigidos na época).
Christian Carvalho lembra que as barbearias e os salões de beleza que ainda não utilizam técnicas e procedimentos para evitar a transmissão das hepatites, como a esterilização de materiais (tesouras, navalhas e alicates) e os descartáveis colocam em risco os seus clientes.
Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. No mundo, são cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B e, aproximadamente, cerca de 300 milhões de portadores do vírus da hepatite C.

Sobre a Ong Saúde em Vida

A Ong Saúde em Vida foi fundada em 2003. Idealizada para orientar e conscientizar a população sobre as particularidades das hepatites virais. A divulgação sobre a doença engloba os seus efeitos, a sua propagação, os meios e/ou formas de contaminação, as manifestações, os riscos, os métodos de detecção, tratamentos disponíveis, as maneiras de prevenção, as instituições e os profissionais especializados no tratamento da patologia e as possibilidades de recuperação.

Com duas unidades na região, uma em Campinas e outra em Limeira, a ONG Saúde em Vida foi fundada por portadores de hepatites e transplantados hepáticos, para orientar e conscientizar a população em geral sobre as particularidades não conhecidas das hepatites virais.

A divulgação sobre a doença engloba os seus efeitos, a sua propagação, os meios e formas de contaminação, as manifestações, riscos, os métodos de detecção, tratamentos disponíveis, maneiras de prevenção, instituições, profissionais especializados no tratamento da patologia e as possibilidades de recuperação.

A ONG promove o intercâmbio de informações com outras entidades para a realização de programas e projetos de interesse social, procurando realizar parcerias sempre com profissionais da área de saúde (infectologista, hematologista ou gastroenterologista), a fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a hepatite

A hepatite é uma doença considerada silenciosa e muitos portadores dos vírus só descobrem que estão doentes após 20 anos de infecção, dificultado o tratamento e, muitas vezes, levando ao óbito. A doença pode ser aguda ou crônica e tem diferentes origens: virais, auto-imunes (quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos atacando-os para destruí-los) ou, ainda, serem causados pela reação ao álcool, drogas e medicamentos. A doença causa inflamação no fígado.

A hepatite viral é uma patologia considerada relativamente comum que leva a destruição das células hepáticas. Ela é causada por cinco tipos de vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B, C, D, E e G), sendo alguns de maneira isolada e, outros, em combinação. Atualmente, existem vacinas apenas para as hepatites A e B e, apesar dos programas de vacinação e da triagem do sangue usado em transfusões, os vírus hepáticos diferentes (hepatite A, B e C) continuam a ameaçar a saúde de milhões de pessoas.
 


Autor: Redação
Fonte: Ateliê da Notícia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581