.
 
 
Campanha usa Twitter para mostrar a jovens os riscos do cigarro à voz
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/12/2015

Campanha usa Twitter para mostrar a jovens os riscos do cigarro à voz

Usando pessoas que tiveram que tirar toda a laringe, ação quer mostrar que a morte não é o único risco do tabagismo

Usar a "voz" da juventude para mostrar a voz de quem passou a uma laringectomia total — retirada de toda a laringe em função de um câncer em estágio avançado — em decorrência do consumo de cigarro. Este foi o ponto de partida da campanha criada para a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Adesf), ONG de São Paulo que combate o tabagismo há mais de 20 anos, que usou a internet para "conversar" com jovens sobre os malefícios desse consumo.

Intitulada de A Voz do Cigarro, a ação desenvolvida pela agência NEOGAMA/BBH contou com a participação de cinco voluntários que passaram pela cirurgia. Eles gravaram frases sobre cigarro postadas por jovens no Twitter para mostrar como é a voz de quem passa pelo procedimento — muitas vezes fraca ou metalizada pelo uso de um aparelho chamado de laringe eletrônica. Essas postagens eram respondidas com a gravação feita pelos voluntários. Cada um, gravou cerca de 20 ou 30 frases.

— Queríamos tirar essa caracterização de que o cigarro mata. Jovem acha que é imortal — explica a equipe de arte da campanha.

Assista ao vídeo:

Desde a última quinta-feira, a equipe da agência tem respondido aos usuários de cigarro com os áudios dos idosos que passaram pelo procedimento.

 

Falando diretamente com o público que quer atingir, jovens que buscam no cigarro a autoafirmação, a repercussão da ação é considerada positiva e motivou ainda mais os seus criadores:

— Três pessoas já nos pediram ajuda para parar de fumar — diz um dos redatores.

Outros já sinalizaram que pretendem repensar o vício ou mesmo retuítam ou compartilham o conteúdo da campanha. Entidades ligadas à Medicina também têm ajudado no compartilhamento da campanha.

Histórias reais de quem começou a fumar cedo

Combater o tabagismo logo quando ele se inicia, na juventude, foi o principal desafio dos profissionais que fizeram a ação. Para isso, eles mostraram as sequelas provocadas pelo consumo de cigarro em cinco idosos que começaram a fumar ainda jovens. Um desses voluntários que gravou os áudios usando a laringe eletrônica foi Cleber Augusto, sambista e ex-integrante do grupo Fundo de Quintal. Laringectomizado há quatro anos, ele ficou conhecido como "a voz calada do samba".

— Quando o depoimento dele terminou todo mundo estava chorando. É chocante — descreve a equipe de produção da campanha.

Como foi feita a ação

Os publicitários pesquisaram algumas palavras-chave relacionadas ao tabagismo, como "cigarro", "cigarrinho", "Marlboro" no Twitter. As frases mais relevantes ou engraçadas foram selecionadas para que os voluntários as lessem e gravassem. Depois de um dia de captações, a equipe começou a responder os autores dos posts com o conteúdo produzido. A ideia é realizar novas gravações em janeiro para manter a campanha ativa. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581