.
 
 
Rodrigues Alves registra mais de 5,2 mil casos de malária em 2015
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/01/2016

Rodrigues Alves registra mais de 5,2 mil casos de malária em 2015

Município teve um crescimento percentual de 1,4% em relação a 2014

O município acreano Rodrigues Alves, distante 627 km de Rio Branco, registrou durante todo o ano passado 5.244 casos de malária, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária), do Ministério da Saúde. Em relação à 2014, quando houve 5.171 registros, ocorreu um aumento percentual de 1,4%.

Segundo a Gerência de Endemias de Rodrigues Alves, o crescimento no número de casos está relacionada à diminuição da quantidade de agentes de endemias.

Dos 23 que atuavam na cidade, apenas três continuam no trabalho. Os demais foram demitidos pela prefeitura em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O gerente de Endemias, Raimundo Pinheiro, afirma que as demissões ocorreram nos meses de abril, junho e agosto, ficando apenas três funcionários no setor. "Temos microscopistas nos postos, mas não temos agentes para fazer a busca ativa. A prefeitura alega que teve que demitir do quadro provisório para não ultrapassar os 50% de gastos com pessoal", diz.

Pinheiro acrescenta que as comunidades rurais são as mais prejudicadas. As que apresentam maior infestação são a Nova Cintra e a 13 de Maio. "Com a busca ativa fica mais fácil fazer o controle da doença. Os agentes saem em cada casa fazendo a coleta de lâminas. Sem eles, os microscopistas ficam esperando que as pessoas procurem o posto", ressalta.

Procurado pelo G1, o prefeito do município, Francisco Ernilson, lamentou a situação e disse que está buscando uma solução para o problema. Ele afirmou que, após o vencimento dos contratos, houve a tentativa de lançar um concurso para a recontratação, que foi vetado pelo Tribunal de Contas. A prefeitura estaria ultrapassando os gastos com folha de pagamento.

"Fiz uma justificativa e estou aguardando os próximos dias uma posição do tribunal para que possamos contratar os agentes de endemias. Sei que a saúde é prioridade e nosso município tem muita gente na zona rural que precisa desse apoio", acrescentou.


Autor: Adelcimar Carvalho
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581