
Um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins. As doenças renais são silenciosas e só apresentam sintomas quando estão em estágio avançado, por isso o Dia Mundial do Rim (10 de março) faz um alerta para a importância do diagnóstico precoce. Este ano, o tema da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia chama a atenção para a detecção da patologia ainda na infância.
Segundo o Chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento, Renato Eick, os antecedentes da doença em adultos podem ser uma consequência da falta de diagnóstico na infância. “Os indícios podem ser percebidos a partir de exames simples de urina, sangue e pressão arterial. Este último, por exemplo, não costuma ser realizado em crianças, mas deveria ser feito. Em casos de doenças genéticas na família, as chances são ainda maiores, e devem ser investigadas já que é assintomática até a fase adulta”, destaca.
Quando identificada e tratada ainda na infância, a patologia pode ter um retardo na evolução. Através do controle adequado, é possível amenizar complicações como hipertensão, anemia e até desnutrição. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, consumo reduzido de sal e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus (genética e hereditária) e obesidade são de extrema importância.
Encontro no Hospital Moinhos de Vento
Durante todo o ano, o Hospital Moinhos de Vento em parceria com a ONG VIAVIDA realizada encontros quinzenais de familiares e pacientes em diálise. Na primeira edição de 2016, que acontece no dia 10 de março, a enfermeira Lilian Righetto Araújo abordará o tema “Como prevenir a doença renal?”
Para participar da atividade que acontece as 10h30 na sala 1 da Educação Corporativa, no Bloco B (acesso pela Rua Tiradentes, 333, térreo) não é necessário realizar inscrição. O próximo encontro acontecerá no dia 07 de abril.
Atividade no Parcão
Como forma de chamar a atenção para a data, a Instituição também realizará uma atividade especial no dia 12 de março, das 9h às 13h. Profissionais estarão no local para aferir pressão arterial, peso e altura de adultos e crianças. Além disso, serão entregues panfletos com ilustrações de dicas de saúde. Também haverá a participação dos palhaços da ONG Doutorzinhos, maquiagem e tatuagem para crianças, e distribuição de lanches saudáveis.