.
 
 
Rua na Restinga ganha nome de Madre Assunta
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/04/2016

Rua na Restinga ganha nome de Madre Assunta

A beata é cofundadora da Congregação mantenedora do Hospital Mãe de Deus

Madre Assunta, beatificada em 2014, será homenageada com o seu nome passando a indicar uma das ruas do loteamento Parque do Rincão, no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre. O descerramento da placa indicativa ocorreu no último sábado (02/4) e a homenagem é uma iniciativa do vereador João Carlos Nedel. Madre Assunta Marchetti é cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, mantenedora do Hospital Mãe de Deus.

A cerimônia de beatificação de Madre Assunta ocorreu em 25 de outubro de 2014, na Catedral da Sé, em São Paulo, cidade onde a religiosa viveu e desenvolveu o seu trabalho. Nascida em 15 de agosto de 1871 na cidade de Lombrici di Camaiore, Itália, chegou ao Brasil em 1895 para cuidar dos órfãos dos imigrantes italianos e de ex-escravos. A missionária passou a maior parte da vida no Brasil, atuando também no RS, em Farroupilha, Nova Bréscia e Bento Gonçalves. Dedicou-se ao cuidado dos enfermos em hospitais e Santas Casas. Ela morreu aos 76 anos, em 1º de julho de 1948, em São Paulo.

O Milagre

O Vaticano reconheceu como milagre um caso que ocorreu em Porto Alegre. O fato aconteceu em 1994, dentro do Hospital Mãe de Deus, quando o cardiologista Jorge Ilha - uma das testemunhas ouvidas pelo Vaticano - percebeu que o engenheiro da instituição, Heraclides Teixeira Filho, estava tendo um infarto. Durante o diagnóstico, o engenheiro teve uma parada e, rapidamente, iniciou-se o processo de massagem cardíaca. Ao mesmo tempo, a sala e a equipe cirúrgica estavam prontas a recebê-lo, pois se preparavam para iniciar o procedimento em outro paciente.

O estado de Heraclides era considerado irreversível. Mas a então presidente, Madre Alice Milani, reuniu as irmãs da Congregação, e juntas rogaram a intercessão de Madre Assunta para a cura do paciente. Para surpresa de todos, Heraclides se recuperou e não sofreu sequelas. Ele ainda ​viveu 18 anos após o episódio. O milagre foi aprovado pelos integrantes da Congregação para a Causa dos Santos, sendo o decreto de beatificação autorizado pelo Papa Francisco em 9 de outubro de 2013.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581