.
 
 
Novos vírus são responsáveis por crises de asma em crianças, aponta estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/09/2009

Novos vírus são responsáveis por crises de asma em crianças, aponta estudo

O estudo é australiano e foi apresentado em setembro no Congresso Anual da European Respiratory Society

A maioria das crianças que sofrem de ataques de asma está infectada com um novo grupo de vírus – o rinovírus C (HRVC) –, segundo estudo australiano apresentado em setembro no Congresso Anual da European Respiratory Society. Além disso, as crises respiratórias nas crianças infectadas com esse novo tipo de vírus, que causa resfriados comuns, estariam associadas com maior gravidade clínica da asma.

Avaliando crianças com idades entre dois e 16 anos atendidas em departamentos de emergência por causa de ataques de asma, os cientistas da Universidade do Oeste da Austrália observaram que mais de 90% das crianças tinham uma infecção respiratória no momento da crise, e a maioria das infecções (84,6%) eram causadas pelo vírus comum do resfriado – o HRV.

Segundo os autores, o mais interessante é que 88 tipos de rinovírus humanos foram detectados, 23 deles já conhecidos, com 65 sendo de novos tipos. Muitos vírus comuns não apareceram mais de uma vez, nenhum foi muito "popular", e nove tipos eram "inéditos". "Surpreendentemente, o HRVC foi o grupo de vírus comum mais detectado (69,3%), e o número total de crianças infectadas com o novo tipo de HRVC foi alto – 58,7%", destacaram os autores, mostrando que esse seria o agente infeccioso mais comum na asma aguda.

Examinando a severidade da asma, os especialistas notaram que esse tipo de rinovírus estava associado às crises de asma mais graves – 75% das crianças com asma aguda severa estavam infectadas com o HRVC. "Isso é muito importante, porque o rinovírus, predominantemente as novas linhagens HRVC do rinovírus, é responsável por doença mais séria do que se acreditava anteriormente, e causa significativa morbidade em crianças com asma", explicou Joelene Bizzintino, líder do estudo.

Os autores destacam que essas descobertas são importantes para o entendimento da asma em crianças. "O que precisamos fazer agora é determinar por que as novas linhagens de HRVC do rinovírus são tão patogênicas, e avançar nas estratégias de tratamento para evitar os ataques de asma severa com as quais elas estão associadas", concluíram.


Autor: Imprensa
Fonte: UOL Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581