.
 
 
Identificação padronizada de medicamentos gera confiança ao paciente
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/04/2016

Identificação padronizada de medicamentos gera confiança ao paciente

Solução de rastreabilidade de medicamento baseada no padrão global GS1 Datamatrix evitaria erros de administração, caso fosse adotado por toda a rede de atendimento hospitalar

Mais um caso de erro de administração de medicamento causou a morte de um paciente. Desta vez, foi no hospital Stella Maris, de Caraguatatuba (SP), onde uma técnica de enfermagem se enganou e aplicou de forma intravenosa óleo mineral, em vez de soro, em um paciente de 87 anos, conforme noticiado hoje. O caso ocorreu no dia 11, ontem, e poderia ser evitado, como tantos outros no mundo todo, caso a rede de atendimento hospitalar investisse em soluções de padronização na identificação de medicamentos, além de sistemas de rastreabilidade, que garantem que o paciente certo receba o medicamento certo, na hora certa e com a dose certa. 

Esse processo é possível graças à padronização da informação que identifica os medicamentos e os equipamentos hospitalares gerada pelas soluções da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A troca de informações nos sistemas de automação desde a embalagem do medicamento até o varejo – e consequentemente a administração ao paciente – envolve uma série de processos que pode garantir a segurança do produto e do paciente. A linguagem única que carrega todas as informações necessárias para o bom funcionamento da cadeia é o padrão GS1 DataMatrix. O número de informações precisas necessárias aos processos de automação e a capacidade de recuperá-las sempre que preciso é o conceito básico da rastreabilidade, que começa a virar realidade no país.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o país tem 5.570 operadores municipais do sistema de saúde. Todo o sistema gera a média de 500 milhões de consultas médicas por ano, com desdobramentos como administração de medicamentos e exames clínicos. O Brasil conta também com o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. A rastreabilidade é fundamental, portanto, para o perfeito funcionamento de todo o processo de distribuição dos insumos. A cadeia de produção e abastecimento de medicamentos no Brasil é formada por fabricantes, laboratórios farmacêuticos, operadores logísticos, distribuidores, redes de drogarias, farmácias e hospitais. 

Ao adotar o código GS1 DataMatrix como padrão de identificação, a cadeia garante a unicidade do medicamento, permitindo a rastreabilidade por meio de uma série de informações como a sua numeração do código de barras, registro na Anvisa, números de série e de lote e a data de validade, o que propicia agilidade, eficiência, precisão na conferência dos itens e, principalmente, segurança na cadeia. O código GS1 DataMatrix carrega informações desde a origem do produto até o ponto de utilização, o que minimiza os erros nos processos de atendimento e medicação do paciente. 

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.


Autor: Cristine Pires
Fonte: DFreire
Autor da Foto: Divulgação GS1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581