.
 
 
Mais de 100 sessões artísticas estão na programação do 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/04/2016

Mais de 100 sessões artísticas estão na programação do 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA

Capital gaúcha recebe, entre os dias 04 e 25 de maio, atrações de 16 estados diferentes

Entre os dias 04 e 25 de maio, a Capital gaúcha recebe o 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA com espetáculos de 16 estados diferentes, que trazem um recorte da cena cultural brasileira. Durante os 22 dias de evento, mais de 100 sessões artísticas estão previstas na programação, tais como peças teatrais que abrangem a todos os públicos, do infantil ao adulto, exposições de artes visuais, musicais e atividades formativas como o Seminário “Práticas Políticas da Cena Contemporânea”. São 53 espetáculos de 43 grupos, sendo que 20 estão na agenda do Circuito Nacional Palco Giratório. O Festival Palco Giratório Sesc/POA é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e integra a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Entre os destaques, está a peça “Why The Horse? – Por que o Cavalo?”, do Grupo Pândega de Teatro (SP), que conta com a renomada atriz Maria Alice Vergueiro, a grande homenageada desta edição do Circuito Nacional Palco Giratório. No espetáculo, ela encena a própria morte. Em “Caranguejo Overdrive”, a Aquela Cia. De Teatro (RJ) apresenta Cosme, ex-combatente da Guerra do Paraguai, dispensado por ter enlouquecido na batalha. Já “Hamlet – Processo de Revelação” propõe uma adaptação radical: um ator em cena, o próprio dramaturgo, Emanuel Aragão, que tenta reconstruir a narrativa de Shakespeare em um diálogo direto e aberto com a plateia.

Outro destaque deste ano é a presença de grupos com seus repertórios, como a Teatro Máquina (CE), com as peças “Répéter”, “Leonce e Lena”, “Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer” e “João Botão”; e Barracão Teatro (SP), com “WWW Freedom”, “O Pintor” e “Circo do só Eu”; entre outros.

Entre as exposições, está “Antunes Filho: O poeta da cena”, que reúne diversas fotos do diretor de teatro brasileiro capturadas pelo olhar de Emídio Luisi, um dos mais reconhecidos fotógrafos de teatro do País; e “Xadalu - Elementos Urbanos”, que parte da imersão do artista visual urbano Dione Martins pelas ruas de grandes cidades. No ambiente de Porto Alegre, onde costuma fazer caminhadas noturnas para intervir com seu indiozinho Xadalu, Dione topa com toda sorte de pessoas e situações.

Esta é a primeira edição do Festival que conta com apresentação musical e, na agenda, estão os espetáculos “Capitão Rodrigo – A Saga de Um Homem Comum”, do Mosaico Cultural (RS); e Johnny Hooker (PE), vencedor do Prêmio Multishow 2015 e da Rolling Stone Brasil. Além da música, o cinema se funde à linguagem do teatro em peças como “A Floresta que Anda” e “E Se Elas Fossem Para Moscou?”, ambas da Cia Vértice (RJ). A diretora tem como característica sempre jogar para dentro da cena a linguagem do cinema.

De 09 a 20 de maio, o Festival apresenta mais uma novidade, esta na área formativa: o Seminário “Práticas Políticas da Cena Contemporânea”. Serão oito encontros dedicados a discussões diversas envolvendo desde questões de gênero e cruzamentos da arte, até olhares sobre o real e práticas coletivas. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br.

A programação é composta por espetáculos que foram selecionados pela curadoria nacional do Palco Giratório, e também conta com atrações convidadas. Além de promover um intercâmbio de informações e conhecimentos entre os grupos, também há espaço para integração com os espectadores por meio de conversas e debates sobre o processo de criação no universo das artes cênicas. Confira a programação completa e informações sobre ingressos em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

Saiba mais: O Festival é uma das vertentes do Circuito Palco Giratório. Há 19 anos circulando pelo País, o Palco Giratório leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros. Neste 19º Palco Giratório Sesc, a Cia Stravaganza representa o Rio Grande do Sul no circuito nacional. Selecionado pela curadoria do projeto, o espetáculo “Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas” será apresentado em todo o país ao longo do ano. A peça é vencedora dos Prêmios Açorianos (SMC-POA) de Melhor Dramaturgia e o Braskem de Melhor Espetáculo e Melhor Ator de 2014. 

11º Festival nas redes digitais: 

www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

www.facebook.com/sescrs (e evento 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA – Evento Oficial)

www.instagram.com/SescRs

www.twitter.com/sesc_rs

www.youtube.com/SescRS


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc/RS
Autor da Foto: Divulgação SESC/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581