.
 
 
Flash mob alerta para importância da higienização das mãos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/05/2016

Flash mob alerta para importância da higienização das mãos

Data criada pela OMS tenta reduzir disseminação de doenças por meio de fungos e bactérias

Lavar as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro ou utilização de transporte público e em várias outras situações é a melhor maneira de evitar doenças. Essa é a recomendação da ​ Organização Mundial da Saúde (OMS), que criou o Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em ​5 de maio, para alertar para a importância desse simples ato, que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Durante o mês, o Hospital VITA vai realizar diversas ações em suas duas unidades de Curitiba para lembrar que o ato de lavar as mãos pode diminuir em até 60% o risco de contágio de doenças como Hepatite B, meningite, diarreia, gripes e resfriados. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o hábito pode até mesmo salvar vidas - diminuindo em 40% o número de mortes por diarreia e em 25% os casos de doenças respiratórias graves.

É imprescindível lavá-las em ambientes hospitalares. Por isso, o VITA lançou a campanha “Espalhe amor, não espalhe bactérias”, na qual irá entregar ​aos colaboradores embalagens individuais de álcool em gel, para facilitar a limpeza das mãos em situações nas quais os dispensers não estiverem ​ao alcance rápido ou​ quando os funcionários estiverem fora do ambiente de trabalho.

​A médica Marta Fragoso, infectologista ​e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial (NGSA) do Hospital​, explica que ter o álcool sempre à disposição reforça a prevenção. "Essa é a melhor opção para substituir água e sabão, pois elimina as bactérias e remove a gordura na qual estão localizados os germes. Essa higienização evita diversos problemas de saúde, como a conjuntivite, diarreia infecciosa e a gripe, que tem maior incidência nessa época do ano”, alerta.

​Flash mob​ - Além disso, os técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do ​Hospital irão fazer um flash mob - ação coreografada em equipe -, demonstrando os movimentos necessários para a lavagem correta das mãos. As intervenções também vão acontecer, antes dos horários de visitas, com o intuito de incluir e conscientizar os familiares e ​​visitantes da importância da higienização das mãos. “Muitas vezes, ​as pessoas sabem que é necessário lavar as mãos, mas desconhecem ​a forma correta de fazer isso. Os profissionais irão mostrar quais movimentos devem ser feitos para garantir que as mãos fiquem livres de bactérias”, ​explica a infectologista.


Autor: Redação
Fonte: Central Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581