.
 
 
Começa nesta quarta-feira um dos mais importantes festivais de teatro do RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/05/2016

Começa nesta quarta-feira um dos mais importantes festivais de teatro do RS

11º Festival Palco Giratório SESC/RS inicia nesta quarta-feira (04) com destaque para o espetáculo “Why The Horse? – Por que o Cavalo?”, que traz Maria Alice Vergueiro a Porto Alegre

A partir desta quarta-feira (04/05), um dos mais importantes festivais de teatro do Rio Grande do Sul toma conta da Capital. A 11ª edição do Festival Palco Giratório Sesc traz 22 dias de programação artística a diversos espaços de Porto Alegre, contemplando espetáculos teatrais, musicais e exposições com temas atuais que abordam, sobretudo, a diversidade. Entre os destaques desta primeira semana está a peça com a atriz Maria Alice Vergueiro, “Why The Horse? – Por que o Cavalo?”, do Grupo Pândega de Teatro (SP). O espetáculo surgiu de um pedido da própria Maria Alice aos seus colegas: morrer em cena. Apesar do tema parecer pesado, a peça faz um convite à reflexão sobre a morte, mas exaltando a vida. Aos 81 anos de idade, Vergueiro é a grande homenageada deste ano do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. Com um currículo extenso, ela é considerada uma das grandes artistas do teatro brasileiro, com passagens também pelo cinema e televisão. A montagem pode ser conferida nos dias 04 e 05 de maio, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), às 21h.

Uma das atrações de quinta-feira (05) são os alunos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, que vão mostrar um recorte do que estão produzindo no meio das artes cênicas. Em “B’Day [Uready!?]”, um dos atores parte do trabalho de um dos maiores ícones mundiais no assunto – Beyoncé Knowles. Os sucessos da Diva norte-americana ganham vida no palco, por meio de um alterego do próprio ator chamado “BeyTravesti”. Com essa figura híbrida, somada a uma banda ao vivo e a um corpo de dançarinos, o espetáculo questiona as fronteiras presentes na identidade de cada um. A peça acontece na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307).

Já a montagem gaúcha para “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, da Casa de Teatro de Porto Alegre (RS), tem duas apresentações marcadas para os dias 07 e 08 de maio, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n). Uma das mais conhecidas personagens femininas de Jorge Amado, dona Flor encarna contradições bem brasileiras. Dividida entre o fiel e comedido Teodoro e o extravagante e voluptuoso Vadinho, ela decide viver o melhor de dois mundos. A narrativa faz um retrato inventivo e bem-humorado das ambiguidades que marcam o Brasil, país dividido entre o compromisso e o prazer, a alegria e a seriedade, o trabalho e a malandragem. Ainda nesta primeira semana, a Cia. Cênica Nau de Ícaros (SP) apresentará dois espetáculos infanto-juvenis, “A.N.J.O.S”, que conta história de Nuno e seus amigos Ana, Nico, Jonas, Olivia e Suriá, a divertida “gangue” dos A.N.J.O.S, que fala de perdas e da aventura que é crescer de maneira sutil e divertida; e “Cidade dos Sonhos” que é um resgate em linguagem de circo do milenário mito da São Saruê, fabulosa terra da prosperidade e da abundância. A trama é simples: Panigon, Rei da São Saruê, terra fabulosa dos rios de leite e mel, desembarca com sua trupe numa “cidade feia” qualquer. As peças acontecem no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Veja a programação completa abaixo.

Diversas atrações completam a programação da primeira semana do 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA. Os ingressos são limitados e estão disponíveis a partir de R$ 10, no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), de segunda a sexta, das 8h às 19h45 e até 15h para a apresentação do dia. Sábados, das 8h às 13h. Ingressos para apresentação do dia: após 15h e com disponibilidade ocorre no local de cada apresentação uma hora antes do início do espetáculo. Mais detalhes em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Saiba mais: O Festival é uma das vertentes do Circuito Nacional Palco Giratório. Há 19 anos circulando pelo País, o Palco Giratório leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros. Neste 19º Palco Giratório Sesc, a Cia Stravaganza representa o Rio Grande do Sul no circuito nacional. Selecionado pela curadoria do projeto, o espetáculo “Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas” será apresentado em todo o país ao longo do ano. A peça é vencedora dos Prêmios Açorianos (SMC-POA) de Melhor Dramaturgia e o Braskem de Melhor Espetáculo e Melhor Ator de 2014. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing SESC/RS
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581