.
 
 
Jogo de tabuleiro gigante alerta para a importância de parar de fumar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/05/2016

Jogo de tabuleiro gigante alerta para a importância de parar de fumar

Atividade alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco será realizada no Hospital Moinhos de Vento

Sempre atento a saúde dos seus colaboradores, o Hospital Moinhos de Vento realizará uma ação lúdica para mostrar os benefícios de parar de fumar. Para isso, um jogo de tabuleiro em tamanho real será instalado no oitavo andar da instituição. Os jogadores andarão o número de casas indicadas pelos dados e conferir as mensagens. O jogo estará à disposição nos dias 31 de maio e 1° de junho, das 7h às 20h, no hall do 8° andar do Hospital Moinhos de Vento. Os médicos da Comissão de Orientação sobre o Tabagismo da Instituição estarão no local para informar sobre os malefícios que o cigarro provoca à saúde.

A médica Carla Martini von Mühlen, coordenadora da Comissão de Orientação sobre o Tabagismo, reforça a importância da ação. “Buscamos constantemente melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores. Por isso, promovemos atividades de conscientização, principalmente em datas significativas como essa para incentivar sobre o impacto positivo que a suspensão do tabagismo traz para à saúde de fumantes e não fumantes”, destaca.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global e é a primeira causa de morte evitável no mundo. Quem fuma não é o único a correr riscos na saúde. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que os fumantes passivos - que inalam a fumaça emitida por cigarros ou derivados de tabaco no ambiente – estão mais suscetíveis em 30 % a contrair câncer de pulmão e em 24% de sofrer infarto do coração.

O Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos, Marcelo Basso Gazzana, reforça: “Parar de fumar é válido a qualquer momento da vida, mesmo que o paciente tenha sido diagnosticado com alguma doença em decorrência do hábito. A qualidade de vida melhora consideravelmente e pode inclusive aumentar o tempo de vida”.

Há alguns anos, o Hospital Moinhos de Vento não disponibiliza área para fumantes, nem mesmo externamente. O fumo é proibido em todas as áreas e há sinalizações que indicam “Ambiente 100% livre de tabaco”.

Benefícios imediatos de parar de fumar:

· Após 20 minutos a frequência cardíaca reduz;
· 12 horas após parar de fumar o nível de Monóxido de carbono no sangue cai a níveis normais;
· Após alguns dias sem fumar a pessoa volta a sentir o gosto e o cheiro da comida;
· De 2 a 4 semanas há redução nas infecções respiratórias;
· De 2 semanas a 3 meses o risco de sofrer um infarto reduz e a função pulmonar começa a melhorar;
· Em 1 ano há uma redução de 50 % do risco de ter um infarto do coração;
· De 5 a 15 anos o risco de um AVC se iguala aquele de um não fumante;
· Em 10 anos o risco de câncer de pulmão reduz em 50%;
Não existe idade para parar de fumar e sempre há benefícios da cessação. Estima-se que parando aos 30, a pessoa ganha 10 anos a mais de expectativa de vida comparado a fumantes com a mesma idade; com 40 anos, ganha 9 anos; 60 anos ganha 3 anos.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581