.
 
 
Metade das pessoas que tomam antidepressivos não está deprimida, aponta pesquisa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/05/2016

Metade das pessoas que tomam antidepressivos não está deprimida, aponta pesquisa

Estudo analisou mais de cem mil prescrições desse tipo de medicamento

Mais de cem mil prescrições médicas de antidepressivos foram analisadas pela epidemiologista Jenna Wong, professora da Universidade McGill, no Canadá, e o que ela percebeu é que metade dos pacientes não estava, de fato, deprimido. O estudo de Jenna foi publicado na edição de maio da revista médica Jama. As receitas foram dadas por 160 médicos a 20 mil pacientes. De acordo com a pesquisadora, 55% das prescrições de antidepressivos foram indicas para depressão. As indicações restantes foram para usar medicamento para tratar ansiedade, insônia, dor, deficit de atenção e até bulimia.

– Entre a comunidade científica já havia essa suspeita de que alguns médicos receitam antidepressivos para outros usos. É um fenômeno interessante – disse a pesquisadora à revista Time, que se mostrou apreensiva sobre a descoberta.

De acordo com Jenna, não há estudos que comprovem os benefícios dos antidepressivos para tantos outros usos, como em casos de enxaqueca. Jenna e a equipe de pesquisadores que participaram do estudo não investigaram sobre os motivos que levaram os médicos a prescrever drogas antidepressivas para tratar outros problemas, mas a suspeita é de que os especialistas estão prescrevendo esse tipo de medicamento como último recurso.

– Alguns problemas não têm tratamento exato e os pacientes podem chegar ao consultório já desesperados por tratamento – afirmou a autora do estudo. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581