.
 
 
Diagnóstico precoce da psicose
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/09/2009

Diagnóstico precoce da psicose

Aprimoramento dos sistemas de saúde e campanhas de informação auxiliam, aponta estudo

Uma equipe de pesquisadores, intrigados em como melhorar o processo de diagnóstico precoce da psicose, promoveu uma ampla revisão da literatura, com intuito de esclarecer quais ações podem contribuir na busca de melhores formas de assistência a esses pacientes.

Os autores identificaram que ações de cuidado primário, quando da presença de profissionais especialistas, podem ser uma alternativa de sucesso para os sistemas de atenção em saúde mental coletiva. Do mesmo modo, emerge então um problema relevante na opinião dos autores do estudo: muitos pacientes que apresentam transtornos psicóticos podem evitar a busca de assistência por uma crença ou medo de estigmação social, para evitar internação em unidade psiquiátrica, entre outros.

De acordo com os especialistas, durante as ações primárias é possível realizar uma triagem inicial, que prevê a identificação do paciente que, na sequência, já deve ser encaminhado para um técnico capacitado. Porém, na visão dos autores, o que define a adesão eficaz é justamente a agilidade na condução do caso, que deve ser rapidamente avaliado e encaminhado.

Para a correta condução dessas estratégias, o estudo sugere uma gama de ações em nível educacional, que visariam capacitar médicos e demais profissionais acerca das distintas nuances pertencentes aos transtornos psicóticos. Ações coletivas de informação também são benéficas, conclui o estudo.

 

Referência:

LARSEN, T. K. et al. Optimizing health-care systems to promote early detection of psychosis. Early Intervention in Psychiatry, v. 3, n. 1, pp. S13 - S16, 2009.


Autor: Equipe SIS.Saúde
Fonte: Early Intervention in Psychiatry

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581