.
 
 
Comportamento de alto risco
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/09/2009

Comportamento de alto risco

Grupo considerável de brasileiros com doença sexualmente transmissível não vai ao médico e recorre à automedicação

Cerca de 10 milhões de brasileiros já tiveram algum sintoma de Doença Sexualmente Transmissível (DST), segundo pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. No total, 6,6 milhões de homens (19,6%) e 3,7 milhões de mulheres (9,5%) apresentaram sinais da doença. Entretanto, 18% deles e 11,4% delas não procuraram nenhum tipo de tratamento. Segundo o Ministério, as DSTs podem aumentar em 18 vezes o risco de Aids.

Outro dado que chamou atenção das autoridades de Saúde está relacionado à automedicação, hábito que predomina entre homens: 25% deles recorreram a farmácias, e não a médicos, ao descobrirem sinais de doença. Já entre as mulheres, 99% logo vão a um médico quando têm sintomas.

“Eu já estou ficando chato em dizer que o homem não se cuida, mas os números mostram isso. A população masculina não busca o serviço de saúde como deveria”, disse o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O estudo foi feito em novembro de 2008, com 8 mil brasileiros de 15 a 64 anos, em todo o País.

O Ministério da Saúde lançou ontem a campanha “Muito prazer, sexo sem DST”, voltada principalmente para homens. Cartazes serão espalhados em pontos estratégicos nas cidades e um jingle, gravado por cantores sertanejos, será transmitido nas rádios.

CARTÃO VIRTUAL

Uma novidade são os cartões virtuais desenvolvidos para revelar a um parceiro a descoberta de uma DST. O usuário do serviço pode enviar mensagem anônima por e-mail, com texto padrão, dizendo que está infectado e recomendando que o destinatário faça exames. O serviço está disponível no site www.aids.gov.br/muitoprazer. “As pessoas têm dificuldade de contar que estão infectadas”, diz Mariângela Simão, diretora do Departamento de DST e Aids do ministério.


Autor: Imprensa
Fonte: O Dia online

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581