.
 
 
Hospital Moinhos de Vento comemora 89 anos de história
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/09/2016

Hospital Moinhos de Vento comemora 89 anos de história

Diversas ações marcam as comemorações na instituição

No dia 02 de outubro, o Hospital Moinhos de Vento comemora 89 anos de fundação. Para marcar a data, várias atividades serão realizadas para colaboradores, pacientes e sociedade. Combinando ao longo de sua trajetória a tradição, inovação e o compromisso com a população, o hospital possui como missão Cuidar de Vidas. Ao longo dos anos, se estabeleceu como referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.

“Chegamos até aqui porque temos muitas pessoas qualificadas que protagonizam o nosso dia a dia: colaboradores, lideranças e médicos. Também nunca nos afastamos da ideia de que este hospital foi construído pelos imigrantes da comunidade alemã com a missão de Cuidar de Vidas e também, com seus valores históricos – em que o ser humano e a ética são o centro de tudo que fazemos. Vamos continuar valorizando a medicina de excelência, a assistência integral, segura e qualificada”, ressalta o Superintendente Executivo, Mohamed Parrini.

Para dar início à programação, na segunda-feira (03) acontece a inauguração da Mostra Espaço Memória. A exposição será composta por imagens, objetos, manequins e textos que mostram a importância do trabalho das Diaconisas no Hospital Moinhos de Vento. A mostra reconhece a contribuição e conhecimento deixado pelas Schwesterns como herança e que se faz presente até os dias de hoje. As irmãs conduziram as atividades da instituição desde a sua fundação até 1988. A atividade será aberta ao público e poderá ser conferida no 1° andar do Bloco C do Hospital.

Ainda na segunda-feira, haverá uma benção conduzida pelo Serviço de Pastoral do Hospital Moinhos de Vento, um momento de celebração e gratidão onde todos são convidados a participar. O encontro acontece no pórtico do bosque, às 10h. Além disso, os colaboradores participarão de um almoço e de um jantar especial para celebrar esse momento importante.

A já tradicional cerimônia para os jubilados acontece às 19h de terça-feira (04), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O evento prestará um reconhecimento a mais de 450 colaboradores que completam entre 05 e 40 anos de dedicação à instituição em 2016. A distinção será entregue pelos superintendentes do Hospital e pelo Presidente do Conselho de Administração da Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Para encerrar, na quinta-feira (06) o Coral Feminino da Instituição realizará um concerto, às 19h. O grupo é formado por 28 cantoras que levam a música aos pacientes e seus acompanhantes voluntariamente. Na ocasião, o grupo que já foi agraciado com o Troféu Menção Especial do Prêmio Açorianos de Música, interpretará músicas de diversos artistas como Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, entre outros. O evento será aberto para a comunidade e acontece no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 4º andar do Bloco C).

História

O Hospital Moinhos de Vento foi fundado em 02 de novembro de 1927, por imigrantes alemães, no Bairro Moinhos de Vento. Para atender à crescente procura advinda de todo o Estado e também do País, a Instituição foi ampliada, modernizada e desenvolveu programas de treinamento e qualificação para seus colaboradores. Os avanços tecnológicos e a prática médica inovadora a elevaram à condição de hospital de excelência.

O Hospital Moinhos de Vento adotou um planejamento estratégico para posicionar a instituição como uma das principais da área de saúde do país. Nesse sentido, buscou primeiramente a certificação da Joint Commission International, o mais importante órgão de acreditação da área de saúde no mundo. O Moinhos de Vento foi o segundo hospital a receber essa distinção no Brasil e o primeiro no Rio Grande do Sul a obter este selo de qualidade e segurança. Desde 2002, a instituição conquistou essa certificação por cinco vezes consecutivas.

A instituição é reconhecida pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país. Também foi o primeiro do segmento no Brasil a afiliar-se, em 2013, à Johns Hopkins Medicine Internacional (JHI) – um dos melhores hospitais dos Estados Unidos e centro acadêmico de atenção e inovação em saúde. O acordo promove o intercâmbio de melhores práticas em assistência, pesquisa, educação e gestão.

A criação de um ousado programa de expansão coloca o Moinhos de Vento entre os hospitais com as melhores tecnologias e com profissionais de excelência. E a inauguração do novo Centro de Oncologia Lydia Wong, em agosto deste ano, foi um importante passo para torná-lo referência internacional no tratamento do câncer. A unidade visa proporcionar o cuidado centrado no paciente, através de avanços tecnológicos aliados ao cuidado de profissionais de excelência.

Em 2017, quando completará 90 anos, o Hospital concluirá um novo prédio que ampliará a capacidade de internação em 100 leitos. A estrutura será dividida em Unidades de internação, Centro de Terapia Intensiva Adulto e Centro de Terapia Hematológica (especializado no tratamento de doenças oncohematológicas).


Autor: Redação
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581