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Parceria entre Clínicas e Grupo PFD amplia ações para a prevenção do câncer
 
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04/10/2016

Parceria entre Clínicas e Grupo PFD amplia ações para a prevenção do câncer

Parte da receita obtida com a venda do novo UM azeite será destinada à realização de testes genéticos por pacientes do SUS

Uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Grupo PFD é a mais nova aliada no rastreamento, prevenção, tratamento e pesquisa do câncer hereditário. O UM azeite extravirgem de oliva, que está sendo lançado pela empresa de Patrícia Fossati Druck nesta semana, após assinatura do contrato de parceria entre as instituições, destinará parte de sua receita à área de Oncogenética do HCPA. Esta realiza aconselhamento e testes genéticos, avaliando pessoas e famílias com risco de câncer hereditário, o que permite a definição de estratégias de prevenção, redução do risco e até mesmo tratamento antes que a doença se manifeste.

O caso mais emblemático é o da atriz Angelina Jolie. Ao realizar a análise de mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 – o mesmo teste que o Clínicas executa -, ela descobriu predisposição genética para o câncer de mama e fez mastectomia (retirada das mamas) antes que o câncer pudesse surgir. "O exame é muito útil nas situações em que a mãe, o pai ou outros familiares têm a doença e os descendentes desejam saber se existe um componente hereditário, possibilitando a adoção de medidas preventivas em toda a família", explica a coordenadora da Rede Brasileira de Câncer Hereditário e da área de Oncogenética do HCPA, professora Patrícia Ashton-Prolla.

No HCPA, existe demanda para cerca de 30 análises BRCA1 e BRCA2 ao mês para usuários do Sistema Único de Saúde. Como o SUS não cobre o procedimento, os pacientes e seus familiares são integrados pelo hospital em projetos de pesquisa em Oncogenética, tendo acesso pleno ao acompanhamento por equipe multidisciplinar de saúde, mas apenas parcialmente ao teste genético. Através da parceria com a PFD, será possível ampliar o acesso ao exame. "O primeiro lote do UM azeite, em outubro, será de 6 mil unidades, o que, com a parte da receita repassada ao Clínicas, vai representar a possibilidade imediata de realizar o teste em cerca de dez pacientes e familiares em risco no hospital", ressalta Patrícia Druck. “O benefício será ampliado ainda mais nos próximos meses, com o aumento da produção”, acrescenta.

A parceria vai beneficiar não apenas diretamente os pacientes em atendimento no HCPA. Como o Clínicas é um hospital universitário, os recursos captados incrementarão também as atividades de pesquisa e ensino. “A Oncogenética é uma área nova, por isso os profissionais de saúde em geral não estão preparados para a orientação genética. O Clínicas pode contribuir cada vez mais com a formação de profissionais e a disseminação de conhecimentos na área”, comemora Patrícia Ashton-Prolla.

O UM azeite é extravirgem, com 0,15% de acidez e produzido com olivas selecionadas, através de processo que garante um produto altamente saudável.


Autor: Redação
Fonte: HCPA
Autor da Foto: Clóvis Prates

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