.
 
 
Projeto nacional para aumentar taxa de doações de órgãos será lançado no Hospital Moinhos de Vento
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/11/2016

Projeto nacional para aumentar taxa de doações de órgãos será lançado no Hospital Moinhos de Vento

Evento ocorre na próxima quinta-feira (3)

Na próxima quinta-feira (3) será lançado o Projeto DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil. O evento, aberto ao público, será realizado no anfiteatro do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, das 12h às 13h.

O Projeto DONORS consiste em um ensaio clínico que envolve 70 hospitais de todas as regiões do país, além de atividades de treinamento e atualização de diretrizes terapêuticas. Essas unidades representam 30% dos potenciais doadores, um número expressivo, segundo o médico intensivista Glauco Adrieno Westphal, coordenador do projeto. A meta é aumentar a taxa de sucesso de doações de órgãos no Brasil e a qualidade dos órgãos disponibilizados aos seus receptores. Estima-se que a taxa de perdas por falhas de manutenção de potenciais doadores seja em torno de 24,5%. Esse percentual ainda está distante das taxas observadas em outros países, como na Espanha, por exemplo, onde esta taxa é de 3,2%.

Para isso, as equipes participarão de treinamentos que proporcionarão melhor manejo do potencial doador, além de orientações específicas para a entrevista familiar. “Em alguns casos perde-se o doador por uma interface má-conduzida com a família, pois é um momento delicado, que precisa de especial atenção”, comenta o médico. Os hospitais serão selecionadas conforme o número de notificações e conhecimento da equipe sobre manutenção do potencial doador.

O projeto é fruto de parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Os palestrantes do evento serão Glauco Adrieno Westphal, coordenador do projeto, médico intensivista, Membro da Câmara de Transplantes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet), a enfermeira Daiana Barbosa da Silva, coordenadora do CTIA Hospital Moinhos de Vento e a Superintendente Médica Adjunta Carisi Anne Polanczyk.

Para debater, os convidados são Roberto Ceratti Manfro, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO); Cassiano Teixeira, chefe CTIA do Hospital Moinhos de Vento e Cristiano Augusto Franke, coordenador da Central de transplantes do Rio Grande do Sul.

Serviço

Lançamento do Projeto DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil.
Data: 03 de novembro, das 12h às 13h
Local: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm - Hospital Moinhos de Vento - Bloco C - 4º andar


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581