.
 
 
Alimentos probióticos e prebióticos: para que servem?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/11/2016

Alimentos probióticos e prebióticos: para que servem?

Nutricionista do Centro Clínico Gaúcho esclarece diferenças e dúvidas sobre alimentos de cada tipo

Você já ouviu falar sobre alimentos probióticos e prebióticos e quais são suas funcionalidades? Os alimentos probióticos, como leite, iogurte, queijos e outros derivados, são aqueles ricos em micro-organismos vivos (bactérias) que exercem efeitos benéficos para a saúde, como, por exemplo, a proteção da parede intestinal. Já os prebióticos são fibras solúveis não digeríveis em qualquer das etapas do processo digestivo, resistentes à ação de enzimas. Banana, chicória, alho, cebola, aveia e trigo são alguns exemplos de alimentos dessa classe.

Imprescindíveis na dieta humana, ambos tem completa interação quando consumidos. “Os probióticos são micro-organismos vivos da nossa flora, são as bactérias presentes no nosso intestino e que auxiliam em seu funcionamento. Depois de ingeridos, os prebióticos fermentam e estimulam o crescimento das bactérias probióticas que proporcionam benefícios ao organismo”, explica a nutricionista do Centro Clínico Gaúcho Mara Joseane Ferreira.

Esses alimentos ainda apresentam outras vantagens, inclusive algumas relacionadas à flora vaginal feminina, auxiliando contra infecções. A nutricionista explica mais sobre esse e outros assuntos abaixo.

Podemos dizer que os benefícios de probióticos e prebióticos são parecidos?

Sim. Entre os benefícios dos probióticos e prebióticos, cito o controle da microbiota intestinal, diminuição da população de bactérias maléficas no nosso organismo, melhora da digestão da lactose, aumento da absorção de minerais e vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, cálcio e ferro, diminuição do risco de câncer colorretal, redução da atividade ulcerativa da H. pylori, entre outros.

Qual é a importância do consumo desses alimentos?

A importância do consumo desses alimentos é de garantir a manutenção da flora intestinal saudável, auxiliando na melhora da imunidade e na redução das infecções e das diarreias agudas causadas pelo uso contínuo de antimicrobianos (antibióticos).

O consumo excessivo desses alimentos pode apresentar algum malefício?

Probióticos ingeridos em quantidades maiores, normalmente, não oferecem risco à saúde. Prebióticos em quantidades elevadas podem causar flatulência, desconforto gástrico e até mesmo diarreia.

Estes alimentos apresentam benefícios especiais para as mulheres, ou isso é um mito?

Os lactobacilos são as bactérias dominantes da flora vaginal e possuem propriedades antimicrobianas que regulam a região genital. A utilização de alimentos probióticos para restaurar a flora vaginal tem sido proposta para o tratamento e profilaxia de infecções bacterianas urogenitais, demonstrando taxas de cura avançadas em alguns estudos.


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581