.
 
 
Ação educativa leva interculturalidade e música a crianças de escolas gaúchas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2016

Ação educativa leva interculturalidade e música a crianças de escolas gaúchas

Tem a finalidade de dar voz às contribuições culturais e musicais dos diferentes povos que compõem o RS

O Rio Grande do Sul possui forte influência de imigrantes italianos, portugueses, alemães, franceses, poloneses, dentre outros povos que contribuíram com o Estado de forma intensa na constituição sonora do repertório de sons e ritmos. Com o objetivo de valorizar e dar voz a essas contribuições culturais e musicais, o Sistema Fecomércio-RS, juntamente do Departamento Nacional Sesc, está desenvolvendo o projeto “Interculturalidade e Educação Musical: caminhos e possibilidades para uma circulação musical” em cinco Escolas de Educação Infantil do Sesc - Sesquinhos e no Projeto Habilidades Estudo. A ação educativa é uma oportunidade de ampliar o repertório musical das crianças por meio de momentos de apreciação, reconhecimento e produção de sonoridades que vão além do violão e do acordeon, instrumentos tradicionais no RS.

“Ao compreendermos a dimensão da diversidade de culturas e manifestações musicais presentes nas cidades e no Estado de forma geral, enfatizamos as contribuições culturais das etnias indígenas e afro-gaúchas na constituição cultural do povo gaúcho, percebendo que o próprio hábito do chimarrão origina-se dos índios e diversas palavras como ‘cafofo’, ‘cafundó’ e ‘caçula’ possuem sua origem de línguas africanas”, explica Diewerson Raymundo, analista da Gerência de Educação e Ação Social do Sesc/RS. Paralelamente às pesquisas desenvolvidas, cada cidade recebe duas apresentações musicais. No primeiro semestre, por exemplo, grupos que abordaram a cultura afro-gaúcha e, neste segundo semestre, serão grupos indígenas das etnias Kaingangs e Guarani-mbyá.

O projeto está sendo realizado nas escolas de Bagé, Cachoeira do Sul, Chuí, Carazinho, Erechim e Tramandaí. Cada cidade atua como pesquisadora, descobrindo e redescobrindo as contribuições musicais das diferentes etnias que compõem a tradição musical no Estado. Essa ação oportuniza o resgate de materiais culturais que dificilmente é encontrado em livros ou catálogos, pelo fato de sobreviverem da oralidade e de contato com diferentes gerações por meio de histórias, músicas, danças e cantos. Mais informações sobre este e outros projetos realizados pelo Sesc/RS podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br.

As Escolas Sesc de Educação Infantil - Sesquinho estão com inscrições abertas para o ano letivo de 2017, até o dia 31 de outubro. As vagas são destinadas a crianças de 3 a 5 anos e 11 meses de idade. Para renda familiar de até três salários mínimos, as inscrições para participar do processo seletivo devem ser realizadas pessoalmente no Sesc, sendo, neste caso, vagas totalmente gratuitas. Já com renda familiar superior a três salários mínimos, podem se inscrever para a modalidade pagante, exclusivamente pelo site do Sesc/RS. O edital completo pode ser conferido no site www.sesc-rs.com.br (aba “Educação” > “Educação Infantil”).

Sobre o Sesquinho - O trabalho das Escolas Sesc de Educação Infantil busca desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico, a autonomia e as vivências em grupo. Por meio de diversas atividades, a criança desenvolve seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Em suas 19 Escolas de Educação Infantil no Estado, com equipe qualificada, atividades culturais, vivências de cidadania, integração com as famílias, educação corporal e educação para a saúde, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc oferece toda a infraestrutura para fazer a criança sujeito ativo de seu processo de conhecimento. Os Sesquinhos possuem a Certificação de Qualidade NBR ISO 9001:2008.

Sobre o PHE – O Projeto Habilidades de Estudo é realizado em Erechim e tem a proposta de criar condições para que as crianças desenvolvam comportamentos e atitudes de cidadania, além de aprimorar a capacidade de ler e interpretar fatos do mundo, sempre opinando e interagindo. Áreas de conhecimento como raciocínio lógico, letramento, ciências e expressão corporal são trabalhadas a partir de oficinas e vivências. O programa é realizado no contra turno escolar para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições podem ser realizadas em qualquer período do ano.


Autor: Paola Cunha
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: Tanara Lucas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581