
Com o objetivo de promover a prevenção e tratamento da obesidade infantil por meio da prática do Judô, além de incentivar a reeducação alimentar e a mudança de comportamento, o Instituto Movere abre vagas para o projeto Lutando para a Vida. Serão atendidas 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de ambos os sexos, entre 6 a 17 anos, no período de um ano, da região de Arthur Alvim e dos bairros adjacentes gratuitamente.
O projeto consiste na prevenção e tratamento da obesidade infantil por meio da prática do Judô, reeducação alimentar e mudança de comportamento, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social com duração de um ano, 2 x na semana nos períodos da manhã e tarde.
O “Projeto Lutando pra Vida” pretende retomar as origens e raízes do judô em seus princípios, como o aprimoramento físico e do caráter do praticante, com a integração de disciplinas da ciência que atuam nestes aspectos, sendo elas a Nutrição e Psicologia, áreas essenciais na prevenção e tratamento da obesidade. O público alvo participa do projeto duas vezes por semana, nos períodos da manhã e/ou da tarde.
Na área da psicologia, estão alinhados aspectos da luta relacionados às relações entre exercícios e estados de humor, ansiedade, resistência à dor, responsividade ao stress, e distúrbios alimentares, mas especificamente neste caso à obesidade.
Já no segmento da nutrição, a alimentação saudável e equilibrada atua para promover hábitos alimentares saudáveis contribui para a prevenção da obesidade e das comorbidades relacionadas. Muitos dessas crianças e adolescentes não possuem informações e orientações adequadas sobre alimentação, o que torna essencial uma orientação de um profissional na área de Nutrição.
Mais informações, acesse: www.institutomovere.org.br.