.
 
 
Estudo revela mais de 20 espécies de aves presentes no bosque do Hospital Moinhos de Vento
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/12/2016

Estudo revela mais de 20 espécies de aves presentes no bosque do Hospital Moinhos de Vento

Cerca de 16% do total de espécies de aves existentes na cidade, ou seja, 28 espécies habitam especificamente na flora da instituição

Um levantamento realizado recentemente no bosque do Hospital Moinhos de Vento, coordenado pela equipe de Gestão Ambiental da instituição, fez uma revelação inédita. Cerca de 16% do total de espécies de aves existentes na cidade, ou seja, 28 espécies habitam especificamente na flora da instituição. A pesquisa mostrou também que duas espécies registradas no Hospital possuem comportamento migratório.

Durante o estudo foram registradas 28 espécies de aves de 16 famílias distintas. A conclusão mostrou que o bosque da instituição é considerado uma área verde importante para Porto Alegre, do ponto de vista da diversidade e pela ocorrência dessas espécies pouco comuns dentro de pequenos fragmentos urbanos isolados. A análise concluiu, ainda, que o Hospital Moinhos de Vento possui uma riqueza de aves bastante significativa, em comparação com áreas verdes próximas que possuem dimensões muito maiores, como o Parque Moinhos de Vento (Parcão), por exemplo.

Com quase 90 anos de existência, os 3 mil m² do parque vegetal do Complexo Hospitalar do Moinhos de Vento é formado por 746 árvores de 86 espécies diferentes, o que corresponde a 10% da área total do complexo hospitalar. A maior parte delas tem mais de 30 anos. O trabalho faz parte de um projeto estratégico da Superintendência Administrativa do Hospital Moinhos de Vento, iniciado em 2015 no hospital para promover a ampliação, o paisagismo, a remodelagem, a poda segura e a sustentabilidade ambiental.

A pesquisa foi realizada através da observação de dois biólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante seis horas por dois dias. O objetivo foi realizar um levantamento qualitativo da avifauna existente na área do Hospital Moinhos de Vento, descrevendo a composição de espécies e aspectos biológicos das aves encontradas no local. As aves foram inventariadas através do contato visual, com auxílio de binóculo e pela vocalização das espécies. Os pesquisadores utilizaram câmeras fotográficas para documentação de algumas aves.

Alguns apontamentos importantes do estudo:

· Existem cerca de 170 espécies de aves na cidade de Porto Alegre;

· O estudo foi realizado entre os dias 08 e 10/setembro através de contato visual presencial feito pelos biólogos;

· Durante este período foram registradas 28 espécies de aves na área do hospital, o equivalente a 16% do total de espécies de aves existentes na cidade;

· O Parque Moinhos de Vento (Parcão) possui uma área quatro vezes maior que o Bosque Moinhos de Vento e concentra 31 espécies;

· Oito espécies registadas no hospital não constam da lista de aves do Parcão;

· Duas aves registradas no estudo possuem comportamento migratório e aparecem na instituição anualmente em sua fase de migração.


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581