.
 
 
Neurologistas do HMV publicam artigo no periódico Arquivos Brasileiros de Neuropsiquiatria
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/01/2017

Neurologistas do HMV publicam artigo no periódico Arquivos Brasileiros de Neuropsiquiatria

Estudo trata sobre uma nova bateria de testes neuropsicológicos aplicáveis a pacientes portadores de Esclerose Múltipla

Uma pesquisa desenvolvida por especialistas do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento foi publicada no periódico mais importante da área na América Latina. Divulgada no Arquivos Brasileiros de Neuropsiquiatria, o estudo trata sobre uma nova bateria de testes neuropsicológicos aplicáveis a pacientes portadores de Esclerose Múltipla.

Chamado de Brief International Cognitive Assessment for Multiple Sclerosis (BICAMS), o método avalia a correlação entre o estado de incapacidade física de pacientes com a doença e o comprometimento cognitivo. Esta é a primeira publicação inerente a bateria de testes do BICAMS no Hospital Moinhos de Vento.

“O uso do método BICAMS é de fácil e satisfatória aplicação e avaliação em visitas de rotina”, ressalta a neurologista e Coordenadora do Centro de Esclerose Múltipla, Maria Cecília Aragon Vecino.

A principal novidade deste estudo mostra a possibilidade de realizar uma triagem de comprometimento cognitivo de forma rápida no curto período de uma consulta normal e de forma bastante acurada. Os resultamos mostraram que a correlação foi clinicamente substancial e significativa. Foram realizados testes em 40 pacientes com diagnóstico definitivo da doença entre outubro de 2015 e abril de 2016.

“O desejo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes tem sido um combustível poderoso para o desenvolvimento deste e outros estudos. Os aspectos cognitivos relacionados a esclerose múltipla tem despertado nosso interesse e transformou-se em um campo de pesquisa bastante fértil para nós”, ressalta o neurologista Marco Aurelio Gralha de Caneda.

A esclerose múltipla pode apresentar um déficit cognitivo tão devastador quanto suas debilidades físicas. Uma avaliação cognitiva rotineira é essencial e testes neuropsicológicos validados e confiáveis são fundamentais no acompanhamento e definição de futuras intervenções terapêuticas.

Conheça a publicação.


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581