
Pensando na oportunidade de desenvolver o português dos trabalhadores imigrantes da instituição, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre oferecerá um curso de português. O convite foi feito aos cerca de 50 funcionários estrangeiros – a maioria do Haiti –, distribuídos nas áreas de hospedagem, engenharia/obras, central de resíduos e nutrição, e teve 22 inscritos.
O projeto é uma parceria com a professora Verônica Baumhardt, voluntária que já leciona para haitianos em uma escola na Zona Norte de Porto Alegre. A partir disso, surgiu a ideia de levar a iniciativa para dentro do complexo hospitalar. “Uma nova forma de se integrar é conhecer a língua”, afirma Verônica, destacando que os imigrantes são bastante dedicados às aulas.
A qualificação será ministrada duas vezes por semana, nas segundas e sextas-feiras, na própria instituição. As aulas terão 1h30min de duração, começando em 30 de janeiro e estendendo-se até julho de 2017. A dinâmica do curso será com base no livro Pode Entrar – Português do Brasil para Refugiadas e Refugiados, publicado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).