.
 
 
Case de segurança hospitalar do Hospital Mãe de Deus ganha destaque em portal nacional
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/02/2017

Case de segurança hospitalar do Hospital Mãe de Deus ganha destaque em portal nacional

Trabalho aborda a implementação de práticas adequadas de higienização das mãos para prevenir doenças e infecções no ambiente hospitalar

Compartilhar experiências em benefício do desenvolvimento da saúde no Rio Grande do Sul e no Brasil. Seguindo esta vocação, o Hospital Mãe de Deus ganhou destaque nacional através do seu projeto para incentivar a higienização de mãos como ferramenta no combate ao risco de infecções hospitalares. Em função dos resultados obtidos entre seus profissionais, o conjunto de ações entrou para a galeria de cases do Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente (PROQUALIS), um dos principais portais do país voltado para a disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente.

O Mãe de Deus é o primeiro hospital privado do Estado a ser convidado a participar da página virtual, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) e ao Ministério da Saúde. O espaço apresenta-se como uma fonte permanente de consulta e atualização de profissionais da saúde, divulgando conteúdos e iniciativas técnico-científicos que atendem a pontos como relevância, qualidade e atualidade. Desta forma, o PROQUALIS estimula uma rede de colaboração entre instituições públicas e privadas na busca de soluções no setor, especialmente na área e segurança do paciente.

No site, está disponível um vídeo institucional que apresenta o projeto desenvolvido no Hospital Mãe de Deus. O conteúdo aborda a importância da aplicação de práticas adequadas de higienização das mãos para a prevenção de doenças e infecções. Também traz relatos de gestores e profissionais da instituição, explicando o conceito do trabalho e a evolução dos resultados. “O destaque no portal do PROQUALIS é o reconhecimento à expertise do Hospital Mãe de Deus na criação de ferramentas e soluções para atender as mais diferentes demandas da saúde. Com isso, reforçamos nossa referência como fonte de conhecimento técnico a outros hospitais do Brasil”, comenta a comenta a especialista da Gerência Qualidade e Segurança do Hospital Mãe de Deus, Michele Malta.

Confira o vídeo de apresentação do projeto no portal PROQUALIS
.


O projeto

Desenvolvido desde 2008, o projeto consiste em uma série de ações que visa incentivar engajamento à higienização das mãos entre os profissionais que atuam no atendimento ao paciente. Conforme a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Mãe de Deus, Juliana Prates, a prática sempre foi recomendada na instituição, porém, não havia um olhar mais voltado para a mensuração da adesão. “Revisamos toda nossa estrutura para higiene de mãos no hospital, por exemplo, com a instalação dos dispensadores de solução alcoólica de melhor qualidade e ampliação do número de pontos nas unidades de assistência. Em 2009, teve início a observação da mensuração na CTI adulto e em 2010 na CTI Neonatal. Atualmente, contamos com 2,5 mil observações no hospital e uma adesão global de 70%”.

As observações são realizadas através de observações diretas nas unidades assistenciais. A cada oportunidade que um profissional tem de higienizar as mãos, é contabilizado se de fato ele higienizou. A partir de 2012, essas observações começaram a ser mensuradas com a metodologia dos Cinco Momentos Para Higienização Das Mãos, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após a exposição a fluidos corporais; após o contato com o paciente; e após o contato com o ambiente próximo ao paciente. Com isso, a meta que no início foi estabelecida em 60%, foi ampliada para 70% em 2013 e para 75% em 2015.

Diversas ações foram realizadas para reforçar a importância da higienização das mãos e mensurar as adesões, como dinâmicas envolvendo novos funcionários, radares ilustrativos de cumprimento de metas, mensagens de incentivo nos canais internos, entre outras. Para 2017, existe um plano para algumas unidades de envolver a participação de pacientes e familiares no processo, incentivando os mesmos a solicitarem aos profissionais que higienizem as mãos. “Considerando o histórico da instituição na estruturação do processo e os ganhos decorrentes, acredito que a estamos no caminho certo para aumentar mais ainda a adesão à prática e à segurança de nossos pacientes”, comenta a enfermeira Juliana Prates. 


Autor: Redação
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581