.
 
 
Hábitos alimentares e atividades físicas desde criança melhoram a saúde de escolares gaúchos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/03/2017

Hábitos alimentares e atividades físicas desde criança melhoram a saúde de escolares gaúchos

XII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro reuniu educadores e especialistas para o debate

O XII Encontro Estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, que ocorreu nesta quinta-feira (09), no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, foi marcado pela apresentação de dados que mostram uma melhora na saúde bucal de alunos de escola púbicas do Rio Grande do Sul. Durante o evento, educadores e profissionais da área de cerca de 240 municípios estiveram presentes para debater as questões de educação em saúde.

O Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro atua desde 2003 na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas – como alimentação, atividade física e higiene – estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escola.

O diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, esteve presente e deu início ao encontro exaltando que o Programa tem feito a diferença na vida de milhares de crianças. “O Sorrindo realiza um trabalho silencioso, que atua na prevenção. Mas ele só tem continuidade porque gestores seguiram com a parceria a cada mudança, e perceberam que isso vai além de questões políticas, pois as atividades atuam na melhora dos hábitos de vida”, disse.

O ano de 2016 contou com 246 municípios parceiros e foram assistidas mais de 190 mil crianças. Em relação ao ponto de vista da saúde bucal, 83.191 alunos foram avaliados e 65.710 alunos foram analisados antropometricamente, informação importante para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Para o coordenador estadual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, Leandro Sapiro, o projeto é desenvolvido em prol da saúde das crianças para um futuro melhor. “Crianças com bons hábitos alimentares e com uma rotina de atividade física, se tornam adultos melhores”, destaca. Além disso, 53% das crianças avaliadas apresentaram condição de sobrepeso ou obesidade, à medida que 45% destas estavam na faixa de eutrofia (nutrição de boa qualidade), números que se mantem iguais aos de 2015.

Durante o evento, além de apresentar os dados e cases, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc entregou a sete cidades gaúchas o Troféu “Destaque Sorrindo Para o Futuro 2016”: São Pedro da Serra, Caiçara, Arroio do Sal, Tucunduva, Balneário Pinhal, Cruz Alta e Viamão. A distinção tem a finalidade de reconhecer os municípios com melhora na saúde bucal das crianças participantes do Programa.

Sobre o Sorrindo para o Futuro - Pioneiro no Brasil, o Sorrindo Para o Futuro tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-s.com.br/sorrindoparaofuturo.


Autor: Luiza Menezes
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Claiton Dornelles

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581