.
 
 
Novas tecnologias e práticas médicas revolucionam cuidados dermatológicos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/03/2017

Novas tecnologias e práticas médicas revolucionam cuidados dermatológicos

Tratamentos e prevenções foram abordadas em atividades da 25ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia que acontece até este sábado (01), em Gramado

Ao mesmo tempo em que a sociedade cultiva cada vez mais o cuidado com a saúde, beleza e bem- estar, médicos dermatologistas atuam no aperfeiçoamento de práticas e uso de tecnologias para promoção desses benefícios. Durante a sexta-feira (31/03) foram discutidos cases e procedimentos nas áreas de melasma, tratamento corporal, acne e flacidez facial.

A primeira parte do evento, realizado no Hotel Serra Azul, em Gramado (RS), foi dedicada ao melasma, distúrbio que é caracterizado pelo escurecimento da pele. Tratamentos, novas tecnologias e técnicas foram detalhadas pelos dermatologistas palestrantes Juliana Catucci Boza, Francine Batista Costa e Juliana Merheb Jordão. No segundo bloco, o tema foi tratamento corporal. A celulite, que acomete praticamente 100% das mulheres, foi um dos tópicos mais presentes nos debates. A especialista Taciana Dal´Forno Dini, destacou o aumento considerável de estudos publicados em revistas indexas nos últimos dez anos. A fermatologista Rosemarie Mazzuco, lembrou que o culto ao corpo, é uma característica atual acentuada por fatores de exposição na mídia.

- Cada vez teremos mais pacientes procurando tratamento corporal, e principalmente, celulite Apesar de sermos cada vez mais mulheres modernas, o nosso corpo é o mesmo dentro de um contexto histórico. Importante destacar que a celulite não é uma doença e sim uma alteração do corpo - afirmou.

Ainda durante a manhã, uma comissão organizadora do evento foi recebida pelo secretário municipal da saúde de Gramado, Altemir João Teixeira. No encontro, realizado no gabinete do representante do executivo municipal, a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS, Clarissa Prati, ressaltou a importância de trabalhar com a população os temas relacionados a prevenção do câncer de pele.

- O que chama a atenção na Serra é que com a altitude a incidência solar sofre um aumento o que torna a população que mora, e visita, mais propensa. É fundamental que exista essa conscientização - afirmou.

No turno da tarde os trabalhos foram abertos com aulas na área de acne, um problema comum na população, especialmente adolescente e jovem. A dermatologista Vanessa Cunha descreveu características de medicamentos atuais usados no combate e reforçou a importância de alternar o tratamento, prática que tem trazido resultados eficazes. Em seguida, Ranan Bonamigo detalhou a Isotretinoína e controvérsias no uso do medicamento.

- Prevenção da acne é estudada há muito tempo e existem aspectos familiares que devem ser observadaos. É importante exercer um tratamento efetivo cedo. Prevenir acne 100% em quem tem tendência é muito difícil, mas prevenir os efeitos que ela causa na criança e, depois, no adulto é o nosso papel - reforçou Bonamigo.

Ao final Ana Paul Manzoni discorreu sobre tratamento das cicatrizes. No encerramento do dia, Rodrigo Fuzaro, Juliana Jordão, Carlos Wambier e Doris Hexsel debateram a flacidez facial, práticas e tecnologias existentes na especialidade.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS e conta com apoio da SBD Paraná, SBD Santa Catarina e Sociedade Brasileira de Dermatologia. A programação segue no sábado (1/04) das 9h às 18h com temas relacionados a Unhas, tratamento de alopecia, câncer de pele, atualidades de dermatologia e preenchimento.  


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581