.
 
 
Anna Marcelina busca voluntários para ajudar no combate ao câncer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/09/2009

Anna Marcelina busca voluntários para ajudar no combate ao câncer

Confira como se tornar voluntário

Espírito de equipe, carinho com os mais necessitados, disponibilidade. Esses são alguns dos requisitos para se tornar um voluntário. Há 15 anos dando respaldo aos pacientes carentes com câncer e seus familiares, a Entidade Anna Marcelina de Carvalho faz um apelo à comunidade jauense e abre novas inscrições para o grupo de ajuda do Hospital Amaral Carvalho.

Atualmente cerca de 200 voluntários estão cadastrados. No entanto, a equipe sofreu baixa no número de colaboradores. "Mas a campanha para que mais voluntários participem vem de encontro com a demanda de tarefas, que aumentou nos últimos anos. Além disso, alguns grupos necessitam de mais pessoas com aptidões específicas", explica a assistente social da entidade, Denise Maria Devite Garro de Oliveira.

 

Atividades

Os trabalhos da Entidade Anna Marcelina são divididos em vários núcleos. Os voluntários da Pastoral da Saúde, por exemplo, visitam os leitos do Hospital, oferecem apoio espiritual ao paciente, sem associar o conteúdo a nenhuma religião. O Grupo de Artesanato é responsável pela produção de diferentes tipos de peças, que são vendidas para arrecadar fundos em prol dos pacientes carentes atendidos pela entidade.

Também há o trabalho dos bazares Amar e Permanente, que vendem produtos novos e usados, doados pela população ou confeccionados por voluntárias. O grupo da Pediatria oferece atividades manuais orientadas e mantém contato direto com as mães que acompanham seus filhos na pediatria oncológica, para minimizar o estresse.

Os voluntários do chá fornecem chá e bolachas aos pacientes e acompanhantes que aguardam consultas, exames e tratamento ambulatorial. O grupo da estética cuida da imagem dos pacientes internados, elevando sua auto-estima e preservando sua aparência, cuidando das unhas, barba e cabelos.

Há aqueles que trabalham na retaguarda, ou seja, que não tem contato com os pacientes, mas são fundamentais para a continuidade do atendimento. Um exemplo é o grupo da fralda, que confecciona fraldas descartáveis infantis e geriátricas para doação e venda aos pacientes. Outros produzem próteses mamárias para doação às pacientes mastectomizadas, empacotam bolachas, cuidam de eventos e do estoque.

Outros setores também necessitam das voluntárias como o núcleo de promoções festivas, que organiza festas tradicionais com distribuição de presentes para os pacientes; o do transplante de medula óssea, que dá assistência aos transplantados e seus familiares no hospital e na Casa de Apoio; e o grupo de visitas domiciliares, que vai freqüentemente às casas das famílias dos pacientes carentes, levando cestas básicas. Finalmente, o grupo Clows, que são voluntários que se caracterizam como palhaços e são conhecidos como "enfermeiros da alegria", proporcionando momentos de alegria aos pacientes internados.

"Esse tipo de trabalho é muito importante, já que a maioria das pessoas atendidas pelo Amaral Carvalho são do Sistema Único de Saúde. Muitos são carentes e além do tratamento apresentam uma série de outras necessidades", aponta Denise.

 

Cura é maior em cidades onde pacientes são atendidos por voluntários

Pesquisa realizada pelo Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Amaral Carvalho aponta que os voluntários não oferecem somente ajuda aos doentes, mas são responsáveis por maiores chances de cura dessas pessoas.

De acordo com a pesquisa "Importância do trabalho voluntário para um hospital oncológico", do RHC, que será levada a um congresso internacional na Itália, é estimado que, pela maior proporção de estadios iniciais em pacientes vindos de municípios que possuem redes de voluntários, é de 11,6% o ganho potencial em sobrevida para estes pacientes em relação aos municípios que não possuem voluntariado.

 

Entidade Anna Marcelina

Mantida pela Fundação Amaral Carvalho, a Entidade de Assistência Social Anna Marcelina de Carvalho existe desde 1993, reunindo profissionais especializados e mais de 200 voluntários.

O objetivo da entidade é prestar assistência integral aos pacientes do Hospital Amaral Carvalho, abrangendo aspectos físicos, psicossociais, religiosos, econômicos, ambientais e nutricionais, além de organizar campanhas de arrecadação de fundos para realizar suas atividades.

As voluntárias Cleide Kato e Janete Ferri junto da paciente Genissi Batista de Oliveira, 38, de Presidente Epitácio, que experimentava as toucas do Bazar Permanente no Hospital Amaral Carvalho. A renda do local é utilizada pela Entidade Anna Marcelina para ajudar os pacientes carentes. "O trabalho delas é ótimo. Sem este tipo de serviço muitas pessoas não teriam condições de continuar o tratamento. Eu também utilizo o serviço das voluntárias. Sempre que venho cedinho tomo o café-da-manhã que é oferecido por aqui", diz Genissi

Fotos: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC
 


Autor: Bruna Oliveira
Fonte: Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581