.
 
 
Unicred Erechim cresce 41% mantendo menor inadimplência do Sistema
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/05/2017

Unicred Erechim cresce 41% mantendo menor inadimplência do Sistema

Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, Unicred Erechim apresentou resultado positivo e teve aprovadas as contas do exercício 2016

A Unicred Erechim realizou sua Assembleia Geral Ordinária na terça-feira, dia 25 de abril, no Anfiteatro da Unimed com a presença de 124 cooperados. A assembleia foi conduzida pelo diretor-presidente, Antônio Gabriel Teixeira, acompanhado do diretor Administrativo, Plínio Costa Junior; do diretor Financeiro, Miguel Celich; da gerente, Vânia Balestrin; e do superintendente da Unicred Central RS, Rodrigo Ulian Borges; e do assessor jurídico da Unicred Central RS, Vinicius Lima Marques.

A prestação de contas do exercício 2016, a Política de Sucessão de Administradores, exigência do Bacen por meio da Resolução CMN no 4538, de 24 de novembro de 2016, e a homologação da utilização do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) como indexador, nas operações ativas e passivas da cooperativa, foram aprovadas por unanimidade. O plenário também aceitou de forma unânime a sugestão da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração e Fiscal de não aumentar valores dos honorários, diárias e gratificações e Cédula de Presença.

Ainda durante a assembleia foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal, cujo mandato se estenderá até a posse dos eleitos na AGO de 2020. A votação foi realizada de forma secreta por meio de cédulas de papel. Compareceram às urnas 123 cooperados, que elegeram como conselheiros fiscais titulares Mari Fahl (reeleita), Milton Bonassi (reeleito) e Claudionor Mores, e como suplentes Rodrigo Mocelin, Marcia Matte e Cledio Vogel, atendendo à obrigatoriedade de renovar 1/3 dos seus membros.

O diretor presidente, Antônio Gabriel Teixeira, recordou que o momento é de transição e mudanças, defendendo, além da eficiência e excelência no serviço prestado a adequada leitura dos acontecimentos que ocorrem no entorno do negócio, utilizando-os para projetar novos modos e estilos de vida e de gestão. “Buscamos maximizar ganhos, vantagens e benefícios aos cooperados da nossa Unicred, pois compreendemos que temos que evoluir em algumas questões para atingir o equilíbrio, sempre à luz da justiça e dos valores e princípios que regem a doutrina cooperativista. Não podemos esquecer que competimos num mercado voraz – onde a lei do mais forte predomina –, com o Banco Central do Brasil, que é o órgão regulador, monitorando, controlando e fiscalizando as instituições financeiras cooperativas dentro de determinadas normas e regulamentos impostos por ele. As mudanças, ainda que dolorosas, devem ser encaradas como estímulos para seguirmos em frente em nossa jornada para atingirmos estágios evolutivos de consolidação, solidez, sustentabilidade e perenidade desta que é a nossa cooperativa de crédito e que deve orgulhar a cada um de seus cooperados”, acrescentou.

Resultado excelente

A gerente Vânia Balestrin chamou atenção para a inadimplência, que mesmo diante do momento econômico e das dificuldades que o mercado vem enfrentando, é praticamente nula. Mostrou números que confirmam redução neste índice, que passou de 0,16 em 2015 para 0,11 em 2016, ressaltando que Erechim é a singular do Sistema Unicred com a menor inadimplência.

Ela também comentou sobre o aumento para 6,20% da provisão (reserva de valor para atender despesas futuras), mencionando que a média do Sistema no RS é 6,42%, esclarecendo como ela está distribuída e justificando que a mudança no nível de risco dos associados é decorrente de uma normativa do Bacen, contida no Ofício no 23308, datado de 12 de dezembro de 2016, que solicitou essa alteração em nível sistêmico. “Embora não fosse esse o nosso desejo essa mudança aconteceu num momento favorável da cooperativa, que teve crescimento de 41% e produziu um excelente exercício com R$ 5,9 milhões de sobras”, ressaltou.

O resultado do exercício 2016 vem na contramão da crise econômica, corroborando para a evolução contínua da cooperativa, comprovada no crescimento de 41,85% do Ativo Circulante, 45,01% das Relações Interfinanceiras, 28,58% das Operações de Curto Prazo, 25,88% do Passivo, 27,40% dos Depósitos, 3,58% do Patrimônio Líquido, 23,72% do Capital Social e 7,70% da Reserva de Sobras. 


Autor: Fernanda Borba
Fonte: Unicred Central RS
Autor da Foto: Assecom Unicred Erechim

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581