.
 
 
IMED debate abuso sexual de crianças e adolescentes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2017

IMED debate abuso sexual de crianças e adolescentes

Em 2016, o Disque 100 recebeu 11.560 denúncias de abuso sexual infantil em todo o Brasil

No Brasil, entre 2003 e 2010, foram registrados 214.689 casos de violência (incluindo violência sexual, física, psicológica e negligência) pelo Disque 100. O balanço de 2016 da Secretaria Especial de Direitos Humanos identificou 11.560 denúncias de abuso sexual infantil, realizadas pelo mesmo canal, em todo o País.

No ano 2000, por meio da lei nº 9.970, 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data assinala lembrança de Araceli, que, na década de 70, aos oito anos de idade, sofreu várias formas de violência, sendo uma delas a sexual.

Para refletir e debater sobre o assunto, em 18 de maio de 2017, a IMED, por meio do programa de pós-graduação e da graduação em Psicologia, terá uma programação voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com um workshop e uma palestra sobre o tema. “A IMED não deixará em branco este dia tão importante e, cumprindo seu compromisso social, dará visibilidade ao abuso sexual infantil, para jamais esquecermos e sempre lembrarmos do nosso papel de proteger nossas crianças e adolescentes”, ressalta a coordenadora do projeto, Naiana Dapieve Patias.

Segundo Naiana, embora os estudos nacionais e internacionais tenham avançado, ainda é preciso debater formas mais eficazes e efetivas para proteger as crianças e os adolescentes. “A formação continuada de profissionais que, de alguma forma, possuam contato com crianças e adolescentes, pode ser um forte aliado em uma prática baseada em teoria e técnica com evidências científicas”, destaca a professora do curso de Psicologia.

A partir das 9h, ocorre o workshop Identificar para intervir: abuso sexual de crianças e adolescentes, comandado pelas psicólogas Rute Agulhas e Joana Alexandre, ambas de Portugal. Junto com uma mestranda, elas desenvolveram um jogo de prevenção ao abuso sexual infantil chamado Vamos prevenir! As aventuras do Buzio e da Coral, visando auxiliar as crianças a terem conhecimento e habilidades para prevenirem-se de um possível abuso sexual.

Às 19h, será realizada a palestra Abuso sexual infantil: teoria e intervenção, ministrada pelas duas portuguesas e a professora da PUC-RS Luísa Habigzang. “A atividade busca instrumentalizar estudantes e profissionais de várias áreas de forma teórica e prática na identificação, revelação ou suspeita de abuso sexual”, explica Naiana.

As inscrições podem ser feitas até 13 de maio pelo site www.imed.edu.br/inscricao. O workshop tem um custo de R$ 400,00 e a palestra, R$ 25,00. As duas atividades ocorrerão no Teatro IMED, em Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020, Bairro Mont’Serrat).


Autor: Gabriela Freitas
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581