.
 
 
Pediatras debatem em evento na capital gaúcha diagnóstico e manejo de principais doenças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/05/2017

Pediatras debatem em evento na capital gaúcha diagnóstico e manejo de principais doenças

Atividades do pré-congresso reuniram médicos de diversas especialidades

A programação faz parte do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que acontece de quinta-feira (25/05) até sábado (27/05) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Mais de mil médicos são aguardados durante os três dias do evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Um dos destaques desta quarta-feira (24/05) foi na área de foniatria e neurociência, com uma sessão coordenada pela médica Berenice Dias Ramos. Um dos tópicos apresentou os estágios de evolução da linguagem do bebê.

- A base desse processo são os estímulos, mas não podemos desconsiderar eventuais problemas neurológicos, psiquiátricos ou síndromes. Recomendamos iniciar o tratamento imediatamente nos casos de atraso na linguagem, antes mesmo de se obter um diagnóstico final. Isso vai ajudar na evolução do tratamento - afirmou a médica Juliana Souza.

A programação teve, também, o debate de temas como teste da orelinha, otite, desatenção e hiperatividade, uso de tecnologias, importância da leitura, música e bilinguismo, entre outros.

No turno da tarde foi promovido o curso Suporte Básico de Vida em Pediatria, com a coordenação de Helena Muller e apresentação das Ligas Acadêmicas de Pediatria.

Em cirurgia pediátrica e nefrologia, os temas foram relacionados a problemas recorrentes nos consultórios, manejo e casos de infecção urinária, hidronefrose neonatal, litíase urinária, enurese e refluxo vesicoureteral. Na parte de neonatologia, os especialistas debateram os cuidados com o recém nascido prematuro tardio, triagem neonatal e o recém nascido egresso da UTI Neonatal.

Um dos diferenciais do trabalho é o debate com profissionais de diversas áreas. Na otorrinolaringologia, houve a discussão de casos de doenças bastante comuns nos consultórios e emergências como otite, rinites, rinossinusites, entre outras. A interpretação de hemogramas foi, ainda, destaque.

A programação do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria inicia às 8h30min desta quinta-feira (25/05) com o tema triagem neonatal. A programação no turno da manhã traz o debate de aspectos históricos dos cuidados infantis, o papel do pediatra na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e Imunizações. A sessão de abertura ocorre às 13h30min. Durante a tarde os temas são relacionados a pediatria ambulatorial, manejo da amigdalite e um painel sobre o uso de álcool pelos jovens. No final da tarde, acontece o debate da regionalização dos partos pela Secretaria Estadual da Saúde, com a presença do secretário João Gabbardo dos Reis.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602