.
 
 
10º Fórum de TI Banrisul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/05/2017

10º Fórum de TI Banrisul

O futuro da sociedade digital já começou

O 10º Fórum Internacional de Tecnologia da Informação do Banrisul iniciou, nessa quarta-feira (17), em Porto Alegre, já com um vislumbre do tema central que está sendo debatido nestes dias 17 e 18, “O Futuro da Sociedade Digital”. Um dos robôs mais avançados da atualidade no mundo, o NAO, fez uma apresentação ao público presente. No evento, é possível interagir com ele e também conhecer outras tecnologias, como uma experiência inovadora de realidade virtual, no Espaço Inovação Tecnológica.

O 10º Fórum foi aberto com a presença de autoridades, executivos, pesquisadores, especialistas, administradores, jovens empresários e estudantes no Teatro do Bourbon Country, que estava completamente lotado.

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, destacou que o debate promovido pelo Fórum de TI vai além do uso das tecnologias pelo sistema bancário, abrangendo assuntos de interesse de toda a sociedade. O dirigente fez uma explanação do pioneirismo do Banrisul na utilização da tecnologia no Estado. “Em 1963, o Banco recebeu o primeiro computador do Rio Grande do Sul, com cartões perfurados e memória de quatro kilobytes. Naquela época, ainda não havia cursos de informática no Estado e o Banrisul foi pioneiro, também, na formação de programadores que, em dezembro daquele ano, colocaram o computador em funcionamento”.

Luiz Gonzaga Mota frisou que, desde então, o Banrisul intensificou o uso de tecnologia e ampliou os seus conhecimentos, o que proporcionou aos clientes e à sociedade inovação na sua linha de produtos e serviços. “Nesse sentido, a instituição faz o lançamento, na 10ª edição do Fórum de TI, do aplicativo Banrisul Digital, que é uma completa linha de serviços bancários para pessoas físicas e jurídicas, com destaque para os serviços de cartão de crédito e uma solução inovadora para a realização de compras pelo Banricompras Vero Pay”, anunciou.

O governador José Ivo Sartori salientou que o Fórum de TI Banrisul faz parte do calendário dos grandes eventos de tecnologia do País. “O Banrisul é um exemplo por sua capacidade de apresentar soluções inovadoras, que produzem sempre melhores resultados, com eficiência e redução de custos”. Ele afirmou que a tecnologia jamais pode deixar de ter como referência as pessoas, as comunidades e, para o Banrisul, os clientes. “A temática dessa edição do Fórum está sintonizada com essa ideia. A tecnologia é o futuro, mas o futuro não é algo distante. Está sendo construído todos os dias, especialmente nos dois dias desse encontro”.

BANRISUL DIGITAL

O Banrisul Digital é a mais nova solução do Banco para integrar simplicidade, comodidade, segurança e novas tecnologias, permitindo que o cliente do Banrisul gerencie a sua conta e utilize os serviços bancários em um só lugar. O novo aplicativo já está disponível para download nas lojas de aplicativos móveis Google (Play Store) e Apple (App Store).

O Banrisul Digital passa a agrupar diversos serviços e canais do Banco: 

- Minha Conta: oferece extratos, pagamentos, transferências, cartão de crédito, empréstimos, investimentos e câmbio.

- Office: contempla os serviços para contas empresariais: extratos, pagamentos, transferências, investimentos, cobrança, empréstimos, entre outros. Agora, os clientes poderão gerenciar as transações de sua empresa com segurança em qualquer lugar e horário.

- BanriSaque Digital: serviço de saque sem cartão nos caixas eletrônicos do Banrisul, com a possibilidade de enviar o código de autorização para outras pessoas realizarem o saque.

- Cartões Banrisul: oferece serviços para os portadores dos cartões de crédito Banrisul: extrato do cartão, seis últimas faturas, melhor dia de compra, solicitação do aumento de limite e negociação de dívidas, divulgação do parcelamento da fatura, débito em conta, cancelamento da fatura física e painel de gastos para acompanhamento da utilização do limite.

- Banricompras Vero Pay: o serviço possibilita ao cliente efetuar pagamentos de compras, nos terminais da rede Banrisul Vero, sem a presença física do cartão Banricompras. O cliente define o valor e pode gerar um Banricompras Verro Pay, com validade de 10 dias. Também pode ser enviado para uma terceira pessoa, pelas redes sociais, como Whatsapp ou Facebook Messenger.

- Onde tem Banrisul: por meio da ativação do GPS do dispositivo, o cliente consegue visualizar as agências e os pontos de atendimento mais próximos. Também permite consultas por cidades e bairros.

- Cotações: para acompanhar as cotações do dia para dólar, euro e outras moedas.

- Telefones Úteis: acesso fácil aos canais de atendimento telefônico do Banrisul.     

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS SETORES ECONÔMICOS

No primeiro painel do Fórum, “A Transformação Digital nos Setores Econômicos”, que teve como moderador o diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Banrisul, Ricardo Hingel, o sócio fundador da HT Micron, Ricardo Felizolla, falou sobre um projeto da empresa em parceria com a Unisinos, que permitiu fazer chips no Rio Grande do Sul. Também discorreu da importância da produção de hardwares como caminho para participar da economia de inovação tecnológica a nível internacional. “Neste cenário, a produção de softwares também é relevante. Coisas que levavam de 5 a 10 anos, hoje progridem em um ano. A introdução de um negócio, usando tecnologia, impacta na sociedade. O Uber, por exemplo, tende a tirar carros circulando das ruas, na medida que as pessoas deixam seus carros em casa”.

Em seguida, Jorge Audy, assessor da Reitoria em Ciência, Tecnologia e Inovação e professor da Faculdade de Informática e Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS, concentrou sua palestra em como surgem e quais as tendências no desenvolvimento dos ambientes de inovação. “A inovação precisa de um local para se desenvolver. Temos exemplos clássicos como o Vale do Silício, o centro tecnológico em Boston e na Finlândia. Todos estes locais têm, em comum, a intenção de criar um sistema para o desenvolvimento de inovação. São espaços onde universidades, governos e empresas atuam juntos para a geração de valor juntamente com a sociedade, local onde as tecnologias são utilizadas”.

O painelista salientou que os ecossistemas de tecnologia estão migrando de locais específicos para estar em toda cidade. “É o conceito de Smart City. A cidade de Barcelona passou por este processo quando criou o @22, transformando uma região da cidade em um ecossistema de inovação. Um ambiente para viver, se divertir e trabalhar. O mesmo ocorre, em menor proporção, em alguns locais do Brasil, como o Recife antigo, em Pernambuco, o TecnoSinos, no Rio Grande do Sul, na Unicamp, em Campinas (SP), e em outros centros espalhados pelo País. Para se ter uma ideia de grandeza: o número de pessoas do conjunto de todos os ecossistemas de inovação no Brasil, não chega à metade de um parque tecnológico chinês, por exemplo”.

O executivo de Tecnologia da Informação e Terceirização de Processos de Negócio, Luis Fernando Scheliga, falou sobre o perfil do consumidor digital. “São pessoas utilitárias, movem do fornecedor A para o B sem grandes esforços, exigem uma abordagem centrada no cliente e experiências humanizadas”. 

Ao comentar sobre o processo de modelos de negócios em TI, o consultor citou a máxima de Charles Darwin: “Não são os maiores ou mais fortes que sobreviverão, mas os que tem capacidade de adaptação”. Ele frisou que “são necessários, portanto, modelos de negócios flexíveis com gestores que estejam prontos para realizar mudanças com agilidade. Ele exemplificou o caso da Apple, em que a etapa de homologação de alguns sistemas é eliminada do processo. O software é lançado na sua primeira versão e depois atualizado no decorrer do tempo. Outro fator chave para acelerar a inovação é trabalhar com parcerias. Se alguém já fez parte do processo, não é necessário fazer novamente. O timing é o nome do jogo”.

O segundo painel, intitulado “As 10 Tendências Tecnológicas para os Próximos Anos”, contou como moderadora a diretora Administrativa do Banrisul, Suzana Cogo. O painelista foi o vice-presidente de Pesquisas da empresa Gartner, Cassio Dreyfuss, que apresentou as principais apostas dos analistas do instituto sobre quais serão as inovações capazes de causar mais impacto nas organizações em 2017. “Estamos falando de tecnologias capazes de gerar inovação, isto é, tecnologias que, quando adotadas por um grupo, transformam completamente a maneira como as pessoas fazem as coisas”, salientou.

Entre as tendências apontadas, Dreyfuss destacou o conceito de mesh – malha, em português: “esta é, basicamente, a palavra que passaremos a usar para falar em interconexões que, por serem tão intensas e variadas já não caberão mais no conceito de rede”, afirmou. O avanço de sistemas conversacionais como xiaomi, siri, cortana e alexa, que possibilitam ao usuário uma experiência intuitiva e totalmente personalizada, o uso de realidade virtual e aumentada nas mais diversas aplicações e a criação de gêmeos digitais, também foram outras das tendências abordadas pelo painelista.

Ele encerrou a sua participação ressaltando a importância do planejamento em uma área tão sujeita a mudanças quanto a tecnologia da informação: “o planejamento deve ser uma atividade contínua, na medida em que todos os dias o ambiente apresenta novidades e desafios e, com estes, oportunidades. Devemos ser capazes de ajustar os nossos planos a cada momento, sempre estando abertos para o que está acontecendo ao nosso redor”, finalizou.

PAINÉIS DO SEGUNDO DIA 

Nessa quinta-feira (18), o 10º Fórum de TI do Banrisul irá apresentar os painéis “Transformação Digital na Visão da Indústria”, “Fintechs e a Evolução dos Serviços Financeiros”, “A Sociedade Digital em Diversas Partes do Mundo”, “Construindo uma Jornada de Transformação Digital” e “O Futuro da Sociedade Digital”.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581