Os pacientes que procuram atendimento no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Hospital Universitário (HU) ou nas UPAs Caçapava e Rio Branco, além do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, todos administrados pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), têm os laudos de seus exames emitidos por meio da telemedicina. No HU, está em fase de implantação o consultório de telemedicina e central de laudos que darão suporte a todas asunidades de saúde.
A ferramenta auxilia e promove o diagnóstico a distância, indicando as melhores práticas e condutas de tratamento com qualidade e agilidade. "Isso se traduz numa diminuição de tempo entre a realização do exame e a obtenção de resultados e entre o atendimento e o diagnóstico feito pelo especialista", explica Janine Sulzbach, diretora regional da DG Telemedicina, empresa responsável pela prestação de serviços em parceria com o GAMP.
De forma rápida e eficaz, tão logo o paciente realiza o exame - eletrocardiograma, tomografia, raio x, mamografia ou ressonância - em uma das unidades de saúde do grupo os dados são encaminhados a plataformas localizadas em São Paulo e Canoas, onde serão avaliados por especialistas, que em um curto espaço de tempo emitem o laudo.
"Além de reduzir custos, levamos a medicina a locais de difícil acesso, minimizando a falta de especialistas e melhorando a produtividade, facilitando o gerenciamento dos resultados e fornecendo informações para a melhor tomada de decisão", completa Janine.
Como funciona a telemedicina:
- médico solicita o exame
- paciente se desloca a uma unidade de saúde para realizá-lo
- exame é transmitido para a central de telemedicina
- médico especialista faz o laudo do exame
- laudo é devolvido para a unidade de saúde solicitante em um curto espaço de tempo