.
 
 
Outubro Rosa Hospital Ernesto Dornelles: vamos tocar no assunto?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/09/2017

Outubro Rosa Hospital Ernesto Dornelles: vamos tocar no assunto?

Durante o evento haverá distribuição gratuita de 150 mamografias e 50 ecografias para as participantes

No dia 04 de outubro, o Hospital Ernesto Dornelles realiza mais uma edição do evento que promove a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa.

A campanha é uma ação mundial, que busca estimular a população, empresas e entidades a falarem sobre a doença, principal causadora de mortes prematuras em mulheres no Brasil, segundo o Chefe do Serviço de Mastologista do HED, José Pedrini. Em 2017, a estimativa é de quase 60.000 novos casos no Brasil, sendo 5.500 no Rio Grande do Sul.

Todas as ações do Outubro Rosa são direcionadas à conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce, por isso, nesse ano, o HED está preparando uma série de ações gratuitas para proporcionar um momento especial de cuidados com a saúde da mulher.

O evento será realizado das 9h às 12h, no Ambulatório do Hospital Ernesto Dornelles (Avenida Ipiranga, 1801 – 2º andar), e contará com a distribuição gratuita de 150 mamografias e 50 ecografias (conforme avaliação médica), consultoria com médicos mastologistas, oncologistas, além de verificação de pressão arterial e avaliação e orientação nutricional.

Participe!

Sobre o câncer de mama:


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A patologia caracteriza-se como o crescimento anormal de células dentro da mama a partir de um erro genético na renovação de uma célula normal envelhecida. Essa nova célula anárquica se reproduz rapidamente criando um tumor maligno que cresce constantemente, causando a compressão dos órgãos.

O médico José Pedrini ainda salienta que, relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Portanto, a detecção precoce através da mamografia e do autoexame é uma estratégia fundamental na luta contra a doença, além da adoção de uma dieta equilibrada, exercícios físicos e diminuição do estresse.

‘’No Brasil a reconstrução imediata da mama é lei (lei 9797, de 06 de maio de 1999), mesmo que ainda pouco cumprida, a mulher tem esse direito assegurado caso queira. A cirurgia de reconstrução da mama ou das mamas deve ser indicada sempre que, para a cura do câncer, seja necessária a remoção de uma ou de ambas as mamas’’, finaliza Pedrini.

Essa é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ela for detectada, mais fácil será curá-lá, representando cerca de 95% das chances de cura se for diagnosticada em estágio inicial, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Dr. José Luiz Pedrini

Médico Mastologista do Hospital Ernesto Dornelles
Diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Pesquisador e Diretor do Instituto Médico de Pesquisas e Devenvolvimento (IMPED)
Mestre e Doutor em Patologia Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.


Autor: Redação
Fonte: Hospital Ernesto Dornelles

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581