.
 
 
Dia Mundial do Diabetes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2017

Dia Mundial do Diabetes

ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção do diabetes na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM e Audiência Pública na ALESP

O Brasil já conta com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, 106.600 mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. De acordo com um estudo da USP publicado em 2014, 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento, o que reflete em mais de R$92 milhões de gastos do governo com complicações da condição. Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ Diabetes Brasil promoverá algumas iniciativas, entre elas uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no dia 13 de novembro.

Após a realização do teste de glicemia, que será realizado entre 9h e 17h, as pessoas com resultados alterados, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) são encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde. Será oferecido o apoio educacional gratuito da ADJ a todos os que necessitarem.

Três dias antes, ou seja, no dia 10 de novembro, às 14h, haverá a audiência pública Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes, que ocorrerá no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Neste dia haverá também teste de glicemia e orientação do diabetes a todos que participarem do evento. Com a parceria da Retina Brasil, a ideia é chamar a atenção para a dificuldade do diagnóstico e das complicações do diabetes.

No dia Mundial do Diabetes, celebrado mundialmente em 14 de novembro, a ADJ fará um circuito com informações e dinâmica sobre atividade física na Marquise do Parque do Ibirapuera, entre 10h e 16h, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

No mesmo dia, às 19h, alinhado com o tema da Federação Internacional de Diabetes: “A Mulher e o Diabetes: Nosso Direito a um Futuro Melhor”, a ADJ promoverá Mulheres e Diabetes – Juntas Somos Mais Fortes, um encontro com histórias de vida apresentadas no formato talk, com sete mulheres com diabetes. O evento acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS), com o objetivo de dar voz às mulheres e trazer à tona os diferentes desafios, realidades e representações daquelas, que convivem com o diabetes para desmistificar e quebrar paradigmas, dando voz a cada uma das protagonistas.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e de voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul , e patrocínio das empresas: Astrazeneca, BD, Boehringer, Johnson, Lilly, Libbs, Merck Novartis, Novo Nordisk.

Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br.

Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar. 


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581