.
 
 
Hospital São Lucas realiza atividades especiais no Novembro Azul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/11/2017

Hospital São Lucas realiza atividades especiais no Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os homens

O cuidado com a saúde do homem deve receber atenção durante o ano todo. No entanto, o mês de novembro é um período especial, em que ocorre o estimulo à discussão e a divulgação de dados sobre o tema. Por isso, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) promoverá diversas atividades com o objetivo de conscientizar e engajar a população durante o Novembro Azul.

Para auxiliar na disseminação de informações e incentivar o debate, no dia 3 de novembro, sexta-feira o São Lucas promoverá a palestra “Novembro Azul: Cuidados com a saúde do Homem”, ministrada pelo urologista Gustavo Carvalhal. A iniciativa será realizada às 12h30, no Anfiteatro Ir. José Otão (Av. Ipiranga 6690 – 2º andar), e contará com coquetel antes do início da apresentação. Os primeiros 20 participantes a chegarem receberão ainda um vale cortesia para fazer a barba. O evento tem entrada franca.

Segundo o chefe do Serviço de Urologia do HSL, Jorge Antônio Pastro Noronha, ações como essa são essenciais no trabalho de conscientização da população, permitindo o debate e modificando hábitos. “O comportamento do homem em relação a esse tema mudou muito. Antes, eles eram bem mais radicais em relação a isso, mas, hoje, todos têm um grande acesso a informação. Eles vêm procurar, vêm fazer o exame, têm uma noção mais fiel da realidade. Perdem o medo e passam a se cuida mais”, ressalta.

Além disso, no dia 1º de novembro, acontecerá uma reunião clínica, voltada para os profissionais da área médica do hospital e alunos da Escola de Medicina da PUCRS, com o tema “Novembro Azul - Caso Clínico de Câncer de Próstata”. A atividade ocorrerá a partir das 11h, no Anfiteatro Ir. José Otão, e terá como debatedores o superintendente do HSL, Matteo Baldisserotto; o chefe do Serviço de Oncologia, André Fay; o chefe do serviço de Radioterapia, Aroldo Braga, e o membro do serviço de Urologia Gustavo Carvalhal, além de ter Noronha como o relator.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os homens. Como só apresenta sintomas em estágios mais avançados, muitas vezes, a doença acaba sendo identificada somente quando a chance de cura já é menor. Por isso, o acompanhamento periódico com um especialista e o diagnóstico veloz são tão importantes, podendo ser determinante para o sucesso do tratamento.

“Se o homem tem um câncer na próstata sem sintoma e é diagnosticado precocemente, ele é curado em grande parte das das vezes. Então, vale a pena fazer uma avaliação com o seu urologista ou clínico, inicialmente, por volta dos 50 anos. Quem tem histórico com familiares próximos, como pai, irmão, avô ou outros parentes, passa a ter um risco adicional, tendo que fazer uma consulta por volta dos 45 anos”, explica Noronha.

O tipo de câncer da próstata mais comum é o adenocarcinoma, podendo ser mais ou menos agressivo. Com os menos agressivos, normalmente, é realizado um acompanhamento com o urologista, sem a cirurgia ser obrigatória. Esse processo é chamado de vigilância ativa e mais de dois terços dos pacientes diagnosticados se encaixam nessa modalidade, principalmente, pela identificação ágil de tumores de bom prognóstico. Já os de alto risco são aqueles mais agressivos e que necessitam de atenção imediata.

Em relação aos tratamentos, as cirurgias são utilizadas nos tumores passíveis de cura, mas ainda localizados. É o mesmo caso da radioterapia, usada também para tumores mais agressivos. Para aqueles que já sofreram metástase, que passaram a ter doença sistêmica ou avançada, o HSL conta com protocolos de tratamento com imunoterapia, hormonioterapia e quimioterapia. “Essas opções têm mostrado bons resultados, mesmo em quem está com um estágio mais adiantado. Esse é um ramo que se desenvolveu muito e, graças ao pioneirismo da nossa Instituição, temos boas maneiras de tratar esses homens também. Nós temos muito para fazer por eles”, afirma Noronha. 


Autor: Redação
Fonte: Hospital Sao Lucas da PUCRS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581