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GAMP faz balanço dos serviços prestados no primeiro ano de gestão em unidades de saúde de Canoas
 
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03/01/2018

GAMP faz balanço dos serviços prestados no primeiro ano de gestão em unidades de saúde de Canoas

Fila de espera por consultas e exames de 2016 foi zerada e a demanda de 2017 está em vias de ser finalizada

O Grupo de apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) completa um ano como gestor das principais unidades de saúde de Canoas: Hospital Universitário (HU); Hospital de Pronto Socorro HPSC); Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco e Caçapava e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Amanhecer, Novos Tempos, Travessia e Girassóis. Neste período, o Grupo investiu em equipamentos e infraestrutura, implantou a Telemedicina e reativou serviço de saúde auditiva no HU.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, a fila de espera por consultas e exames de 2016 foi zerada e a demanda de 2017 está em vias de ser finalizada.

Entre os principais projetos desenvolvidos está a reforma da maternidade e a recuperação do parque tecnológico do HU, pois muitos equipamentos se encontravam estragados quando o GAMP assumiu a gestão. “Reativamos o serviço de saúde auditiva do HU, que estava parado desde 2015, e estamos finalizando a reforma do quinto andar desse hospital, para oferecer às gestantes um ambiente mais acolhedor e confortável na hora de dar à luz. Também na nossa gestão, o serviço de hemodinâmica passou atender 24h, pois antes os pacientes eram atendidos apenas em horário comercial”, conta o superintendente regional do GAMP, Diego Bastos.

Ele destaca ainda que em serviços de referência no Estado, como a cirurgia bariátrica, triplicou o número de cirurgias realizadas. Na ortopedia, que atende 153 municípios, o número de cirurgias de média e alta complexidade também triplicou e aumentaram as assistências ambulatoriais.

Nas UPAs, devido à grande procura por consultas clínicas e de pediatria, o GAMP aumentou o número de médicos e enfermeiros. “Hoje, aliás, a UPA Rio Branco tem um índice de satisfação de usuários de 95%”, frisa Bastos. “Nesse ano passamos a oferecer ainda novos exames, que antes não podiam ser realizados nas nossas unidades de saúde, como o eletroencefalograma de sono e vigília e o eletroneuromiografia, que atendem os pacientes com problemas neurológicos com o que há de mais moderno”, ressalta o gestor.

Além da melhoria na assistência direta à população, Bastos fala sobre o investimento em infraestrutura: “Fizemos reparos nos pavimentos do subsolo, térreo e segundo andar, na farmácia e no almoxarifado. O telhado foi recuperado e os elevadores, consertados. Foi inaugurada uma nova Central de Acolhimento e instalada uma Central de Monitoramento. O controle de acesso ao HU agora é feito por meio de catracas, que garantem maior segurança a todos”.

No HPSC, que é referência em trauma para 153 cidades, os atendimentos de emergência foram priorizados, com aumento da equipe, sem deixar de lado o suporte aos canoenses, que buscam a unidade para outras demandas.

Prestação de contas em dia e planos para 2018

“Apesar das dificuldades com relação às pendências deixadas pela gestão anterior, o GAMP esteve atento às necessidades e manteve um serviço de qualidade. Expressamos a nossa dedicação em resolver as questões financeiras, uma vez que necessitamos do repasse de verbas do governo do Estado e da prefeitura para manter os serviços. Sabemos que a dificuldade em manter os repasses em dia não é restrita a Canoas, mas se deve ao momento que o Rio Grande do Sul e o país enfrentam. Porém, finalizamos este primeiro ano de administração nas unidades de saúde de Canoas com impostos pagos e empenho no serviço prestado à população, com planejamento estratégico de 2018 focado em aumentar a oferta de serviços e manter a excelência no atendimento prestado”, destaca Bastos. 


Autor: Redação
Fonte: Camejo

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