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Água para garantir saúde e bem estar
 
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15/03/2018

Água para garantir saúde e bem estar

Rins saudáveis, boa digestão e pele hidratada são alguns benefícios do consumo adequado de água

Embora haja uma necessidade maior de consumo de água durante o verão, especialistas de diversas áreas médicas recomendam a sua ingestão de forma constante. Responsável por compor 60% do corpo humano, o líquido é essencial para o bom funcionamento do organismo, assim como para os sistemas renal e digestivo e também para garantir a hidratação da pele. O tema faz parte da campanha institucional “Saúde preventiva: Pratique esta ideia!” desenvolvida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A cada ano a data é usada para discussão sobre os diversos temas relacionadas a este bem natural indispensável na vida de todos.

A orientação geral é de um consumo de dois litros diários para adultos, porém, esta recomendação pode variar conforme a disposição física de cada pessoa. Mas o que acontece com toda esta água que se consome?

- Os rins são responsáveis por controlar a água do nosso corpo. Quando não ingerimos o suficiente, eles concentram a urina, deixando-a muito escura, quando deveria apresentar uma coloração amarela clara. Além disso, a baixa presença do líquido no organismo pode causar cálculos renais e favorecer a infecção urinária – explica a nefrologista Clotilde Druck Garcia.

Pessoas que têm dificuldades no correto funcionamento do intestino também devem prestar atenção à quantidade de água que têm ingerido.

- Sabemos que grande parte das fezes são constituídas por água, portanto, quanto mais a ingerirmos, melhor será o funcionamento do aparelho digestivo. A deficiência de líquidos no organismo também pode dificultar a digestão, principalmente de alimentos secos e pesados. Não há algo concreto sobre tomar ou não líquidos com a comida, o que se deve cuidar é o excesso, pois ele pode gerar refluxo. Tomar água de forma moderada antes ou durante a refeição pode até ajudar na passagem dos alimentos – comenta o gastroenterologista Antônio Carlos Weston.

Além das questões internas do organismo, a água também é importante para garantir a saúde da pele, unhas e cabelos. De acordo com a dermatologista Fátima Sertório, existe um manto hidrolipídico (formado por água e gorduras), que impede a entrada de microrganismos no corpo. Como esta barreira vai diminuindo de acordo com a perda de água, é importante a ingestão do líquido para mantê-la.

- A água também compõe o tecido que sustenta a pele, mantendo-a mais firme. Ela ainda estimula a circulação sanguínea, diminuindo a formação de celulite. Além disso, permite uma melhor absorção de dermocosméticos e auxilia na hidratação da fibra capilar e das unhas, potencializando o efeito de hidratantes – complementa Fátima.

Ainda entre os benefícios que a água oferece estão o alívio do cansaço e dores de cabeça; melhora do humor; auxilio na perda de peso; regula a temperatura do corpo e a pressão arterial; melhora o sistema imunológico, reduz o risco de câncer de bexiga e cólon e resolve o mau hálito. 


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press

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