
O Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), em parceria com a ULBRA, promove, nesta segunda e terça-feira (19 e 20), o Simpósio CDB Uma Opção de Tratamento, que abordará o uso do Canabidiol como medicamento.
O especialista americano Stuart Titus, de San Diego, e o Dr Kelson Almeida, da Faculdade Integral Diferencial (DevRy/Brasil), do Piauí, serão os palestrantes no encontro, que ocorre hoje, a partir das 18h30min, e na terça-feira, 9h, no Auditório 217, da ULBRA.
De acordo com o neurologista Jorge Winckler, do HU, existem poucos estudos realizados no Brasil sobre o tema e o objetivo do encontro é inserir a Universidade neste debate e discutir, com médicos e estudantes, a expectativa para o futuro. “O Canabidiol é um princípio ativo da maconha que pode ser usado como medicamento. No entanto, ainda não foram desenvolvidos estudos conclusivos no país sobre esse assunto”.
Winckler afirma que há um estudo realizado, em Ribeirão Preto, com 21 pacientes, o que não representa uma amostragem conclusiva sobre o tema. “No simpósio, iremos lançar um estudo que vamos realizar na Universidade, que terá a participação de 120 pacientes, sendo que 40 deles usarão apenas o CDB, outros 40, CDB e THC (outro “princípio ativo “ da maconha) e o restante, placebo”, revela. O estudo terá a duração de seis meses e será colocado em prática assim que for aprovado pela Comissão de Ética do HU/ULBRA.
O neurologista destaca que o Canabidiol pode ser usado no tratamento de doenças como esclerose múltipla, Mal de Parkinson e Doença de “Huntington”, por exemplo.