.
 
 
Governo do Estado certifica HU por serviços de referência às pessoas em situação de violência sexual
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/03/2018

Governo do Estado certifica HU por serviços de referência às pessoas em situação de violência sexual

A cerimônia ocorrerá no dia 28 de março, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre

O trabalho de acolhimento às mulheres desenvolvido pelo Hospital Universitário de Canoas (HU), administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), será certificado pela Secretaria Estadual da Saúde por serviços de referência para atenção integral às pessoas em situação de violência sexual. A cerimônia ocorrerá no dia 28 de março, às 8h30min, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, durante o seminário “Construindo Redes de Atenção à Saúde das pessoas em situação de Violência Sexual”.

Segundo a enfermeira Adriane Boff, chefe de enfermagem do Serviço da Saúde da Mulher, o HU sempre se destacou no serviço de acolhimento de mulheres, adolescentes, crianças e idosas em situação de violência. “Nós acolhemos esta paciente e realizamos todos os cuidados, exames e diagnósticos necessários para este primeiro atendimento, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Buscamos dar esse apoio e suporte na acolhida para as vítimas de acordo com cada situação”, comenta Adriane.

Adriane destaca, também, que o serviço é multiprofissional e que, após os exames, todos os casos que são avaliados pela equipe médica recebem acompanhamento psicológico. Além disso, são encaminhados para o Serviço Social, onde, segundo a coordenadora Ilizabete Casonatto, eles garantem o acompanhamento do caso nos outros órgãos responsáveis. “Nossa prioridade é garantir que a paciente tenha continuidade de atendimento junto à rede de apoio, prezando pela garantia dos direitos desta cidadã”, explica Casonatto.

O hospital também é referência para, quando for possível e após avaliação médica, realizar o abortamento legal. As coletas de vestígios, DNA e encaminhamento de corpo de delito são realizadas fora da instituição. Para assegurar o tratamento dessas vítimas, não é exigido boletim de ocorrência. 


Autor: Redação
Fonte: Camejo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581