.
 
 
Cuidados com a rede elétrica no inverno
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/05/2018

Cuidados com a rede elétrica no inverno

RGE e RGE Sul dão dicas de como usar, de modo eficiente e seguro, equipamentos elétricos típicos das baixas temperaturas

Os gaúchos puderam matar a saudade do frio nesta semana. Aos que gostam ou aos que odeiam, as baixas temperaturas deram as caras novamente e algumas cidades registraram mínimas próximas a 0º. Este cenário faz com que muitas pessoas procurem aquecedores elétricos e equipamentos de ar condicionado. É por isso que a RGE e a RGE Sul elencam algumas dicas importantes para quem for utilizar esses equipamentos, sempre visando a eficiência no uso e, acima de tudo, a segurança.

- Sempre verifique se a instalação elétrica interna possibilita a ligação de seu aparelho elétrico com a potência indicada.

- Evite posicionar o aquecedor atrás de cortinas e em lugares molhados. Coloque o aquecedor próximo das paredes mais frias para uniformizar o aquecimento, mantendo o ambiente apenas com a pequena entrada e saída de ar, necessárias para manter o conforto do ambiente. Grandes correntes de ar resfriam o ambiente e obrigam o aparelho a intensificar a ação, gastando energia desnecessariamente. Assim você utiliza o aparelho de forma eficiente, com o máximo de benefício e bem estar.

- Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou 'T' junto com outros aparelhos elétricos, e nunca seque roupas ou calçados sobre o aquecedor.

- Os aquecedores portáteis requerem mínima manutenção. Apenas mantenha-os limpos, cuidando para limpá-los sempre desligados da tomada.

- Para quem possui ar condicionado, é importante saber que a definição na potência varia de acordo com cada espaço. É importante escolher o produto de acordo com as dimensões do ambiente e verificar se tem selo Procel.

- Faça a limpeza dos filtros periodicamente. Filtros sujos causam alergias, problemas respiratórios e sobrecarregam o motor do equipamento, devido à obstrução das saídas de ar.

- À noite, ligue o ar uma hora antes de dormir, ele vai “preparar” o quarto, esquentar o ambiente. Depois, desligue o aparelho durante todas as horas de sono.

- Os secadores de cabelo não devem ficar ligados próximos a locais alagados ou pias molhadas para evitar o risco de choques elétricos. A troca de plugue dos aparelhos elétricos também merece atenção redobrada. A entrada de energia não pode ser superior à capacidade do aparelho ligado. Isso pode superaquecer os fios, trazendo prejuízos aos consumidores com a queima dos equipamentos e causando o risco de incêndios.

- Tenha atenção, também, ao usar sua secadora de roupas. É importante que as roupas não estejam extremamente encharcadas ao irem para a secadora. Além disso, verifique se a saída de ar do equipamento está limpa.

Com essas dicas é possível esquentar o inverno e ao mesmo tempo ter a certeza de que os equipamentos estão sendo bem utilizados, sem desperdício de energia. 


Autor: Mari Alves
Fonte: Assessoria de imprensa RGE
Autor da Foto: Divulgação RGE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581