.
 
 
Colisões em postes: uma das principais causas de falta de energia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/05/2018

Colisões em postes: uma das principais causas de falta de energia

RGE e RGE Sul registram 4,5 mil casos em 2017

O sistema elétrico brasileiro é uma indústria a céu aberto, ou seja, os postes e fios estão sempre expostos às mudanças climáticas como chuvas, raios e também à influência da atividade humana. Neste último item destacam-se as colisões de veículos contra postes, geralmente com danos consideráveis na rede elétrica. Quando um veículo colide em um poste, mesmo que não quebre a estrutura, um bairro ou até uma cidade inteira pode ficar sem energia elétrica.

Dados levantados pela RGE e RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atendem 2,7 milhões de clientes, em 373 municípios do Rio Grande do Sul, apontam que, somente em 2017, foram registrados 4,59 mil colisões de veículos que causaram interrupções no fornecimento de energia das duas distribuidoras. Na área de concessão da RGE, região Norte-nordeste do Estado, foram 2.636 colisões. Um montante 34,4% superior ao total de casos ocorridos na área de atendimento da RGE Sul, que abrange as regiões Metropolitana, Vales, Central e Fronteira Oeste. Neste ano, até abril, já foram 895 ocorrências na RGE e 658 na RGE Sul.

Caso o acidente seja em um poste de um circuito de média tensão, por exemplo, há milhares de clientes conectados nessa rede. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Quando se trata de colisão, a média é de três postes substituídos por dia, o que, além dos transtornos pela falta de luz, provoca gastos de aproximadamente R$ 12 mil diários, totalizando mais de R$ 4 milhões ao ano para cada uma das distribuidoras do Grupo CPFL.

Entre as cidades que mais contabilizam este tipo de ocorrência e que são atendidas pelas Companhias estão: Caxias do Sul, Passo Fundo, Gravataí, Bento Gonçalves; além de Canoas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.

“A quantidade de ocorrências de colisão com postes é um reflexo da alta imprudência nas vias. A intenção do Grupo CPFL é alertar a população, não somente para danos à rede elétrica, mas também à segurança da própria vida e a de terceiros”, ressalta o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes. A RGE e a RGE Sul são empresas que apoiam o Maio Amarelo, em defesa de um trânsito mais seguro.

Campanha visa promover trânsito mais seguro

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Segundo o Movimento, 90% dos acidentes tem como motivação falhas humanas como imprudência, imperícia e desatenção. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

CPFL Energia apresenta dez dicas que ajudam a tornar o trânsito mais seguro: 

  1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
     
  2. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
     
  3. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
     
  4. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
     
  5. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
     
  6. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
     
  7. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
     
  8. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
     
  9. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
     
  10. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Autor: Mari Alves
Fonte: Assessoria de imprensa RGE
Autor da Foto: Divulgação RGE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581