.
 
 
Lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase na Câmara Municipal de Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/06/2018

Lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase na Câmara Municipal de Porto Alegre

Medida objetivo fortalecer e dar andamento ao programa voltado a esses pacientes e definir a alocação de recursos já aprovados pelo Legislativo municipal à doença

A Psoríase Brasil, Associação Nacional de Pacientes com Psoríase, participa nesta quinta-feira, 07/06, às 17h, do lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase e Artrite Psoriásica, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Por iniciativa do vereador José Freitas, autor da Lei Municipal 12.247 que institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase, a instalação da Frente Parlamentar tem como objetivo fortalecer e dar andamento ao programa voltado a esses pacientes e definir a alocação de recursos já aprovados pelo Legislativo municipal à doença (Emenda 43 da Lei Orçamentária 2018). Dentre os objetivos da Lei, que seguem indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão o atendimento multiprofissional no tratamento à psoríase, a instalação de programas informativos nas unidades básicas de saúde para orientar o diagnóstico correto e, consequentemente, a promoção do acesso aos tratamentos. 

O programa da Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase está sendo assessorado pela organização sem fins lucrativos Psoríase Brasil. Com sede em Porto Alegre e atuação nacional, a entidade realiza trabalho junto ao poder público visando melhores condições de diagnóstico e tratamento aos pacientes com psoríase e artrite psoriásica. A Psoríase Brasil é membro da Frente Parlamentar Mista pela Psoríase, instalada no Congresso Nacional, em outubro de 2017, em prol de políticas públicas nacionais à doença. No Rio Grande do Sul, a Psoríase Brasil também está organizando o programa piloto de atualização sobre psoríase a agentes de saúde da cidade de Esteio (RS), a ser realizado em meados deste mês. 

De acordo com a OMS, ao menos 125 milhões de pessoas padecem com a doença no mundo. Ao considerar um caso de saúde pública, a OMS ratificou, em maio de 2014, a Resolução que reconhece a psoríase como “uma doença grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual não existe cura”. A OMS indica ações para o diagnóstico correto e o direcionamento aos tratamentos à psoríase, essa e outras ações fazem parte das sugestões de enfrentamento à doença que compõem o Relatório Global sobre a Psoríase da OMS. 

Sobre a doença 

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, sistêmica, de base genética, não contagiosa, geralmente aparece nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. A manifestação ocorre com mais incidência entre 20 e 40 anos, mas também pode se manifestar em outras faixas-etárias. Pessoas com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriásica, causando mutilações e desfiguração. Diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão são comumente diagnosticadas nos pacientes com psoríase. 

A Psoríase Brasil 

A União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega associações regionais brasileiras de pacientes com Psoríase. Criada em 2000, em Porto Alegre (RS), a Psoríase Brasil foi oficializada em 2010 e, desde então, passou a ter representatividade nacional e internacional. A entidade tem como parceira a SBD e, em 2016, constituiu seu Comitê Científico composto por médicos dermatologistas. A Psoríase Brasil atua em todo o País e é membro de entidades internacionais como a IFPA - Federação Internacional das Associações de Psoríase -, Latinapso - Rede Latino-Americana de Psoríase - e IAPO - Internacional Alliance of Patient's Organizations. 

O quê: lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase Porto Alegre

Quando: 07 de junho – quinta-feira – 17h

Onde: Câmara de Vereadores de Porto Alegre – Plenário Ana Terra –

Av. Loureiro da Silva, 255. 


Autor: Ana Paula Dixon
Fonte: Dixon

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581