.
 
 
O consumo abusivo de álcool é influenciado pela profissão exercida e pelo estresse
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/10/2009

O consumo abusivo de álcool é influenciado pela profissão exercida e pelo estresse

Pesquisa foi divulgada pelo CISA

Pesquisa canadense, recém-divulgada pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes sobre o tema no País, indica que o consumo de álcool é influenciado pela profissão exercida e pelo estresse causado por características individuais, como personalidade, e por fatores sociais, como situação familiar e renda.

Realizado com 10.155 trabalhadores, o estudo avaliou as contribuições da profissão, como a posição hierárquica dentro da empresa, e das condições de trabalho, como salário, estresse e demandas físicas e psicológicas, para o consumo indevido do álcool no ambiente de trabalho.

Em geral, a pesquisa aponta que o cargo profissional é sugerido como um importante fator motivador para o uso e abuso do álcool, muito mais influente do que as condições de trabalho. Neste sentido, uma das descobertas do estudo é que executivos, diretores e administradores (“upper managers”) formam um grupo com padrão de consumo de alto risco, com propensão de beber exageradamente (10 ou mais doses para mulheres, e 15 ou mais doses para homens) 139% maior do que a apresentada pelos trabalhadores abstêmios ou que não haviam bebido na semana anterior à pesquisa.

Além disso, os autores verificaram que fatores classificados como “perturbações graves” no ambiente de trabalho (violência física, intimidação, repreensão e assédio sexual) estiveram mais associados aos padrões de baixo e alto risco de consumo de álcool.

Em relação à utilização do álcool como um mecanismo para aliviar a tensão e estresse gerados no trabalho, a pesquisa indica que este é um comportamento variável. Profissionais de cargos semelhantes podem consumir bebidas alcoólicas em pequenas quantidades e/ou em baixa frequência, até usá-las de forma crescente.

Por outro lado, os autores identificaram que fatores não relacionados ao trabalho, como estilo de vida e outras características pessoais, geram um impacto significativo no consumo de álcool. Desta forma, sugerem que novos estudos sobre os níveis de estresse relacionados a fatores individuais seriam importantes para um melhor entendimento das variações individuais que regulam o consumo de álcool.

A pesquisa

Título: Alcohol use and misuse: What are the contributions of occupation and work organization conditions?
Autor: Alain Marchand
Fonte: BMC Public Health

Sobre o CISA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental lançada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Centro também atua na prevenção do abuso e nos problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.
 


Autor: Karina Mosmann
Fonte: CISA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581