.
 
 
Governo do Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2008

Governo do Estado

Empossado Comitê Estadual Permanente de Combate ao Câncer de Mama

Em cerimônia realizada hoje (13 de novembro) no auditório do Centro Administrativo, em Porto Alegre, foram empossados os 22 integrantes do Comitê Estadual Permanente de Combate ao Câncer de Mama. A solenidade foi presidida pela secretária adjunta da Saúde, Arita Bergmann, que agradeceu o apoio dado por todas as entidades à iniciativa do Governo do Estado.

"A Secretaria da Saúde sabe da importância de contar com todas as entidades, pois não poderia fazer nada sozinha", destacou a secretária. "Desejo êxito nas ações e considero que este é um momento marcante na história da saúde do Rio Grande do Sul."

A criação do Comitê é resultado da amplitude que a doença assume no Estado, onde 70% dos tumores são detectados na rede terciária do SUS quando esses já estão em estágio avançado e com a cura praticamente impossibilitada. É o tipo de câncer que mais mata as mulheres.

O Comitê Estadual Permanente de Combate ao Câncer de Mama está constituído por 22 integrantes de diversas instituições. Sua finalidade é prestar assessoramento técnico e científico, aperfeiçoando as ações referentes às políticas públicas direcionadas à redução da mortalidade. É coordenado pelo médico Carlos Alberto Temes de Quadros e como responsável técnica, a médica Sandra Lúcia Coccaro de Souza.

Força-Tarefa

A Força-Tarefa em Câncer de Mama-2008 integra o Comiê Estadual e tem caráter educativo e visa capacitar técnicos das Coordenadorias Regionais da SES/RS, bem como médicos e enfermeiros do Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais serão orientados a realizar a busca de mulheres com tumores, encaminhando-as para diagnóstico e tratamento multidisciplinar.

A informatização de dados levantará a realidade gaúcha na doença. Técnicos do Instituto Nacional do Câncer e do Datasus/RS vão apresentar as formas de sua implementação, visando à formação de uma rede estadual para o enfrentamento do problema e otimizar a prevenção.

Instituições integrantes

Além da seção de Saúde da Mulher da SES, fazem parte do Comitê: Coordenação Estadual da Estratégia da Saúde da Família, Núcleo de Informações em Saúde, Departamento de Assistência Hospital e Ambulatorial, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Sociedade Brasileira de Mastologia, Hospital São Lucas da PUC, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Fêmina, Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Universitário da Ulbra, Hospital Universitário de Santa Maria, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Hospital Presidente Vargas, Fundação Universidade Federal de Rio Grande, Universidade de Passo Fundo, Santa Casa de Bagé, Liga Feminina de Combate do Câncer de Mama, Coordenadoria Estadual da Mulher, Instituto da Mama do Rio Grande do Sul.


Autor: Assessoria de Comunicação Social/Foto: Paulo Burd
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581