.
 
 
No Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, especialista orienta sobre a doença
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/08/2018

No Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, especialista orienta sobre a doença

Médico do Hospital Universitário de Canoas, afirma que o mal afeta principalmente o sistema nervoso central, podendo causar deterioração dos nervos

Amanhã (30), é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença que afeta principalmente o sistema nervoso, comprometendo seu funcionamento e levando à degradação da bainha de mielina que reveste os neurônios. 

Segundo Jorge Winkler, neurologista do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina preventiva e à Saúde Pública (GAMP), “a mielina, caso danificada, pode causar perturbações entre o cérebro, a medula espinhal e outras áreas do sistema nervoso central, causando deterioração dos nervos”. 

Os principais sintomas da doença são a visão turva ou dupla, perda de força, fadiga, formigamentos, perda de equilíbrio, espasmos musculares e até mesmo problemas sexuais. “No estágio inicial é difícil de realizar o diagnóstico da doença, pois os sintomas costumam aparecer com intervalos, levando o paciente a ficar meses ou até mesmo anos sem qualquer sinal da mesma”, diz o médico. 

O especialista salienta que muitas vezes estes processos são irreversíveis e com o tempo causam lesões que podem levar à atrofia do órgão ou perda de massa cerebral. “A maior parte dos pacientes consegue levar uma vida normal após identificar a doença, mas é importante o acompanhamento médico em todas as fases do tratamento”, explica Winkler. 

Tratamento 

A esclerose múltipla não tem cura, mas pode ser controlada diariamente através do uso de comprimidos ou medicamentos injetáveis. O tratamento consiste em administrar as crises, controlar os sintomas e reduzir o desenvolvimento da doença. “Cada caso é único, por isso, somente um profissional da área pode indicar o melhor remédio para o paciente. Para não comprometer a saúde do indivíduo é importante não se automedicar”, orienta o neurologista. 

Grupo GAMP 

O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) atua desde 2006 com gestão de saúde, prestando serviços junto a governos municipais e estaduais. A organização se destaca pela gestão transparente e pela capacidade de administração de unidades de saúde e recursos públicos com responsabilidade.

Com sede na capital paulista, atualmente está presente em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde faz a gestão do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, e em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde é responsável pela gestão de quatro unidades de saúde em Canoas: o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro (HPSC), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 


Autor: Valeria Pereira
Fonte: Camejo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581